Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou verificar a efetiva ocorrência de melhorias em aspectos cognitivos e afetivo-sociais em escolares, amplamente prometidos nas proposituras de projetos de judô escolar. O tema mostrou-se importante na medida em que cada vez mais se verifica a oferta desta prática no ambiente escolar, quase sempre como atividade extracurricular, esportivizada, sem alinhamento ao projeto pedagógico das escolas. Apesar de objetivarem o alcance de melhorias em aspectos motores, cognitivos e afetivo-sociais relacionados ao processo educacional global dos indivíduos, quase sempre há nessas atividades o direcionamento ao trabalho competitivo e de detecção de talentos avalizados por vezes por políticas publicas através de programas como Segundo Tempo e Mais Educação. Na busca por verificar se de fato o judô, favorece o processo educacional, a pesquisa, tratou basicamente da oferta de um projeto de judô escolar por um período ininterrupto de oito meses a um grupo de 32 alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, para ao final realizar comparações das informações obtidas a partir de pais, professores e do SOE a respeito de vários aspectos do cotidiano desses alunos na escola e fora dela como: respeito, responsabilidade, disciplina, cognição, interação, comunicação, tolerância, agressividade, entre outras. Os resultados obtidos demonstraram de forma bastante efetiva, melhorias significativas em vários dos aspectos investigados, comprovando que a prática do judô, quando de fato orientada à formação e educação dos alunos, pode servir de importante instrumento educador tanto no ambiente escolar quanto familiar, permitindo ainda a firme conclusão pela validade da inserção do judô na escola como atividade extracurricular capaz de promover melhorias em diversos aspectos inerentes à formação geral dos educandos. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study, sought to verify the actual occurrence of improvements in cognitive and affective-social aspects at, propositions widely promised in judo school projects. The theme proved to be important in a way that there is the provision of this practice in the school environment, almost always as an extracurricular activity, esportivizada without aligning the educational project of the schools. Although the goals of achieving improvements in aspects of motor, cognitive, affective and social aspects related to the overall educational process of individuals, there is almost always in these activities targeting the competitive labor and detection of talent sometimes backed by public policies through programs such as Second More time and education. In seeking to determine whether in fact judo, favors the educational process, research, dealt primarily with the provision of a school project judo for a continuous period of seven months to a group of 32 students in second cycle of basic education for the Final comparisons of information obtained from parents, teachers and SOE on various aspects of daily life of these students in school and beyond as respect, responsibility, discipline, cognition, interaction, communication, tolerance, aggression, among others. The results showed quite effective, significant improvements in several aspects investigated, proving that the practice of judo, when in fact oriented training and education of students, can serve as important educational instrument in both family and school environment, while still allowing a firm conclusion for the validity of the inclusion of judo in school and extracurricular activities can promote improvements in several aspects inherent to providing a general education. |