| Título: | Marcas de proveniência e gênero : um olhar sobre a participação feminina no primeiro movimento ex-librista brasileiro (1940 a 1960) |
| Autor(es): | Pimentel, Sarah Campos Valadares |
| Orientador(es): | Álvares, Lillian Maria Araujo de Rezende |
| Coorientador(es): | Greenhalgh, Raphael Diego |
| Assunto: | Ex-libris Mulheres Brasil |
| Data de apresentação: | 17-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | PIMENTEL, Sarah Campos Valadares. Marcas de proveniência e gênero: um olhar sobre a participação feminina no primeiro movimento ex-librista brasileiro (1940 a 1960). 2025. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025 |
| Resumo: | Examina a participação feminina no auge do movimento ex-librista brasileiro, ocorrido entre
os anos de 1940 e 1960. A pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com abordagem
quali-quantitativa, analisa 15 catálogos de exposições dentre 49 realizadas no período, além
de fontes documentais como periódicos da época. O objetivo é mapear as diferentes formas de
participação e contribuição das mulheres nesse movimento cultural, além de resgatar essa
parte da história do ex-líbris. A pesquisa revela que, embora a presença feminina tenha sido
numericamente limitada, algumas mulheres destacaram-se como colecionadoras,
organizadoras e artistas de ex-líbris, contribuindo assim para a difusão e desenvolvimento
dessa arte e cultura no Brasil. O estudo destaca a importância de resgatar e valorizar a
contribuição feminina no ex-librismo, um campo historicamente dominado por homens. A
análise dos dados coletados permitiu traçar um panorama da presença feminina nas
exposições, identificando as principais figuras femininas e suas atuações, além de
contextualizar a participação da mulher na sociedade brasileira da época. A pesquisa contribui
para o estudo de gênero e colecionismo, preenchendo lacunas historiográficas, lançando luz
sobre a atuação de mulheres em um espaço cultural muitas vezes negligenciado e destacando
a importância de resgatar as marcas de proveniência criadas e colecionadas por essas
mulheres. |
| Abstract: | It examines the participation of women at the height of the Brazilian bookplate movement,
which took place between 1940 and 1960. The descriptive and exploratory research, of a
qualitative and quantitative nature, analyzes 15 exhibition catalogs out of 49 held during the
period, as well as documentary sources such as periodicals from that time. The objective is to
mapping the different forms of participation and the contribution of women in this cultural
movement, as well as to recover this part of the bookplate history. The study reveals that,
although female presence was numerically limited, some women stood out as collectors,
organizers, and bookplates artists, thus contributing to the dissemination and development of
this art in Brazil. The research highlights the importance of rescuing and valuing the female
contribution to ex-librism, a field historically dominated by men. The analysis of the collected
data allowed for an overview of the female presence in the exhibitions, identifying the main
female figures and their roles, as well as contextualizing women's participation in Brazilian
society at the time. The research contributes to the study of gender and collecting, filling
historiographical gaps, shedding light on the actions of women in a cultural space often
neglected, and highlighting the importance of rescuing provenance marks created and
collected by these women. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
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