| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Victorino, Márcio de Carvalho | - |
| dc.contributor.author | Santos, Guilherme Couto dos | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Guilherme Couto dos. Dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): análise dos perfis socioeconômicos e demográficos. 2025. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O estudo se insere no contexto da análise de dados educacionais e socioeconômicos,
buscando compreender as disparidades no acesso à educação superior no Brasil, promover
a inclusão e fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas
à equidade e à redução das desigualdades educacionais. Com isso, o objetivo principal
é organizar os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
2023 para proporcionar a análise das características socioeconômicas e demográficas
predominantes dos participantes desse exame, com o intuito de subsidiar decisões do
Ministério da Educação (MEC).
Utilizou-se uma abordagem quantitativa com a análise dos microdados do ENEM
2023. Esses dados foram organizados em tabelas, contendo informações sobre provas,
gabaritos, notas e questionários dos participantes. A análise inicial consistiu na seleção dos
dados relevantes, seguida do tratamento quantitativo utilizando a linguagem de programação
Python, com as bibliotecas pandas e matplotlib. A visualização dos dados foi realizada por
meio de gráficos gerados no Jupyter Notebooks.
A análise dos microdados revelou que a maioria dos participantes tem 18 anos,
reforçando o ENEM como um importante acesso ao ensino superior. Observou-se também
uma predominância de participantes mulheres, especialmente no Nordeste, e uma alta
concentração de estudantes provenientes de escolas públicas. A maioria dos inscritos
se autodeclarou como parda, destacando a diversidade racial no exame. Dados sobre a
escolaridade dos pais indicam que muitos candidatos vêm de famílias com ensino médio
completo, mas sem acesso ao ensino superior, o que reflete as desigualdades no progresso
educacional. Além disso, a maioria das famílias tem uma renda mensal de até R$ 1.320,00
e a falta de recursos tecnológicos impacta negativamente a preparação dos candidatos.
Este estudo contribui para a compreensão das disparidades socioeconômicas no
acesso ao ensino superior e pode orientar o MEC na formulação de políticas públicas mais
inclusivas, com foco na equidade e no combate às desigualdades históricas. O mapeamento
das variáveis socioeconômicas dos participantes do ENEM pode ser utilizado como base
para a criação de medidas que garantam condições mais justas para todos os candidatos. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dados estatísticos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.title | Dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : análise dos perfis socioeconômicos e demográficos | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T13:29:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T13:29:20Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42185 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The study is set within the context of the analysis of educational and socioeconomic
data, aiming to understand the disparities in access to higher education in Brazil, promote
inclusion, and provide information for the development of public policies focused on equity
and reducing educational inequalities. The main objective is to organize the data provided by
the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) regarding
the 2023 Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in order to analyze the predominant
socioeconomic and demographic characteristics of the exam participants, with the purpose
of supporting decisions by the Ministério da Educação (MEC).
A quantitative approach was used to analyze the 2023 ENEM microdata. These data
were organized in tables containing information about the exams, answer sheets, scores,
and participant questionnaires. The initial analysis involved selecting relevant data, followed
by quantitative processing using the Python programming language, with the pandas and
matplotlib libraries. Data visualization was performed through graphs generated in Jupyter
Notebooks.
The analysis of the microdata revealed that the majority of participants are 18 years
old, reinforcing ENEM as an important access point to higher education. It was also observed
that there is a predominance of female participants, especially in the Northeast, and a high
concentration of students from public schools. Most of the participants self-identified as
brown, highlighting the racial diversity in the exam. Data regarding the education level
of parents indicate that many candidates come from families with high school education
but without access to higher education, reflecting inequalities in educational progress.
Furthermore, most families have a monthly income of up to R$ 1,320.00, and the lack of
technological resources negatively impacts candidates’ preparation.
This study contributes to the understanding of socioeconomic disparities in access to
higher education and can guide the MEC in formulating more inclusive public policies, focusing on equity and addressing historical inequalities. Mapping the socioeconomic variables of
ENEM participants can serve as the basis for creating measures to ensure fairer conditions
for all candidates | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|