Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GuilhermeCoutoDosSantos_tcc.pdf725,34 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVictorino, Márcio de Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Guilherme Couto dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Guilherme Couto dos. Dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): análise dos perfis socioeconômicos e demográficos. 2025. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo se insere no contexto da análise de dados educacionais e socioeconômicos, buscando compreender as disparidades no acesso à educação superior no Brasil, promover a inclusão e fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à equidade e à redução das desigualdades educacionais. Com isso, o objetivo principal é organizar os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 para proporcionar a análise das características socioeconômicas e demográficas predominantes dos participantes desse exame, com o intuito de subsidiar decisões do Ministério da Educação (MEC). Utilizou-se uma abordagem quantitativa com a análise dos microdados do ENEM 2023. Esses dados foram organizados em tabelas, contendo informações sobre provas, gabaritos, notas e questionários dos participantes. A análise inicial consistiu na seleção dos dados relevantes, seguida do tratamento quantitativo utilizando a linguagem de programação Python, com as bibliotecas pandas e matplotlib. A visualização dos dados foi realizada por meio de gráficos gerados no Jupyter Notebooks. A análise dos microdados revelou que a maioria dos participantes tem 18 anos, reforçando o ENEM como um importante acesso ao ensino superior. Observou-se também uma predominância de participantes mulheres, especialmente no Nordeste, e uma alta concentração de estudantes provenientes de escolas públicas. A maioria dos inscritos se autodeclarou como parda, destacando a diversidade racial no exame. Dados sobre a escolaridade dos pais indicam que muitos candidatos vêm de famílias com ensino médio completo, mas sem acesso ao ensino superior, o que reflete as desigualdades no progresso educacional. Além disso, a maioria das famílias tem uma renda mensal de até R$ 1.320,00 e a falta de recursos tecnológicos impacta negativamente a preparação dos candidatos. Este estudo contribui para a compreensão das disparidades socioeconômicas no acesso ao ensino superior e pode orientar o MEC na formulação de políticas públicas mais inclusivas, com foco na equidade e no combate às desigualdades históricas. O mapeamento das variáveis socioeconômicas dos participantes do ENEM pode ser utilizado como base para a criação de medidas que garantam condições mais justas para todos os candidatos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDados estatísticospt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.titleDados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : análise dos perfis socioeconômicos e demográficospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-06T13:29:20Z-
dc.date.available2025-11-06T13:29:20Z-
dc.date.submitted2025-02-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42185-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study is set within the context of the analysis of educational and socioeconomic data, aiming to understand the disparities in access to higher education in Brazil, promote inclusion, and provide information for the development of public policies focused on equity and reducing educational inequalities. The main objective is to organize the data provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) regarding the 2023 Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in order to analyze the predominant socioeconomic and demographic characteristics of the exam participants, with the purpose of supporting decisions by the Ministério da Educação (MEC). A quantitative approach was used to analyze the 2023 ENEM microdata. These data were organized in tables containing information about the exams, answer sheets, scores, and participant questionnaires. The initial analysis involved selecting relevant data, followed by quantitative processing using the Python programming language, with the pandas and matplotlib libraries. Data visualization was performed through graphs generated in Jupyter Notebooks. The analysis of the microdata revealed that the majority of participants are 18 years old, reinforcing ENEM as an important access point to higher education. It was also observed that there is a predominance of female participants, especially in the Northeast, and a high concentration of students from public schools. Most of the participants self-identified as brown, highlighting the racial diversity in the exam. Data regarding the education level of parents indicate that many candidates come from families with high school education but without access to higher education, reflecting inequalities in educational progress. Furthermore, most families have a monthly income of up to R$ 1,320.00, and the lack of technological resources negatively impacts candidates’ preparation. This study contributes to the understanding of socioeconomic disparities in access to higher education and can guide the MEC in formulating more inclusive public policies, focusing on equity and addressing historical inequalities. Mapping the socioeconomic variables of ENEM participants can serve as the basis for creating measures to ensure fairer conditions for all candidatespt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.