Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NayraKelleDosSantosCaldas_tcc.pdf10,53 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAbreu, Breno Tenório Ramalho de-
dc.contributor.authorCaldas, Nayra Kelle dos Santros-
dc.identifier.citationCALDAS, Nayra Kelle dos Santros. A comunicação visual como ferramenta de sensibilização para a conservação do bioma Cerrado. 2025. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA acelerada devastação do Cerrado, consoante à carência de medidas de conservação, contrasta com a relevância do bioma para o bem comum, como sua abundante biodiversidade e o equilíbrio hidrológico na América do Sul. Diante deste contexto, o estudo investigou como a comunicação visual pode atuar como ferramenta de sensibilização para a preservação do bioma Cerrado, revelando as potencialidades do design em sinergia com a educação ambiental, visando expandir sua instrumentalização para mitigação de impactos ambientais. De natureza qualitativa, foram analisadas estratégias de comunicação visual em três projetos de educação ambiental por meio de estudos de caso de sites, orientadas pelos autores discutidos no referencial teórico, e pela aplicação de pesquisa com os usuários, sendo os projetos: Instituto Cerrados, Ser do Cerrado - Instituto Inhotim, e o Museu do Cerrado. A pesquisa considerou a articulação das ferramentas de comunicação visual em seus diversos elementos e expressões, fundamentada na adoção de critérios e na realização de avaliações a partir deles, aferindo a qualidade didática, a tradução visual e a disseminação do conteúdo, com o objetivo de avaliar sua efetividade e orientar futuros projetos. Em seus resultados, o estudo embasou propostas para o aprimoramento da comunicação visual de projetos de educação ambiental no Cerrado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCerradopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordComunicação visualpt_BR
dc.titleA comunicação visual como ferramenta de sensibilização para a conservação do bioma Cerradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T21:04:43Z-
dc.date.available2025-11-05T21:04:43Z-
dc.date.submitted2025-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42174-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The accelerated devastation of the Cerrado, coupled with the lack of conservation measures, contrasts with the biome's relevance to the common good, such as its abundant biodiversity and the hydrological balance in South America. Given this context, the research highlights the importance of socio-environmental responsibility in the communicational sphere, specifically in design. The study investigated how visual communication can act as a tool for raising awareness of the biome's preservation, revealing the potential of design in synergy with environmental education, aiming to expand its instrumentalization for mitigating environmental impacts. This qualitative research analyzed visual communication strategies in three environmental education projects through case studies, guided by the authors discussed in the theoretical framework and by user research. The projects analyzed were Instituto Cerrados, Ser do Cerrado - Instituto Inhotim, and Museu do Cerrado. The research considered the articulation of visual communication tools in their various elements and expressions, based on the adoption of criteria and evaluations, measuring the didactic quality, visual translation, and content dissemination, with the objective of evaluating their effectiveness and guiding future projects. The results of the study provided proposals for the improvement of environmental education projects in the Cerrado."pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.