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Título: A linguagem visual no aprendizado infantil: uma análise sobre percepção visual
Autor(es): Justino, Ester Rodrigues
Orientador(es): Maass, Marisa Cobbe
Assunto: Linguagem visual
Crianças
Aprendizagem
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: JUSTINO, Ester Rodrigues. A linguagem visual no aprendizado infantil: uma análise sobre percepção visual. 2025. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente projeto teve como objetivo investigar a relação entre os signos na linguagem visual, os elementos visuais e sua aplicação no aprendizado infantil, explorando como a percepção visual da criança é influenciada pela forma como imagens e símbolos são construídos e apresentados. Partindo dos estudos da Gestalt e das teorias do desenvolvimento infantil de Jean Piaget, buscou-se compreender como a organização dos estímulos visuais impactam a assimilação de conceitos e emoções na infância. A pesquisa fundamentou-se na análise dos princípios da Gestalt, que demonstram como a mente humana organiza e interpreta estímulos visuais a partir de padrões, agrupamentos e relações espaciais. Princípios como semelhança, proximidade, continuidade e fechamento foram estudados para entender como determinadas escolhas gráficas podem facilitar ou dificultar a apreensão da informação por crianças em diferentes estágios cognitivos. Em complemento, os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento infantil foram essenciais para compreender como a criança percebe e processa imagens ao longo de sua maturação, considerando aspectos como assimilação, acomodação e representação simbólica. Com base nessas teorias, o projeto buscou produções voltadas ao público infantil, analisando ilustrações, animações e narrativas visuais para verificar como os signos e elementos gráficos são aplicados na comunicação de conceitos abstratos, como emoções e estados de espírito. A pesquisa se concentrou especialmente na construção de personagens e suas características formais, investigando como a forma e o signo são utilizados para criar significados visuais que facilitam a interpretação infantil. Além da etapa teórica e analítica, o projeto contou com uma fase experimental prática, na qual foram aplicados os dados levantados por meio de um experimento com voluntários. Durante essa fase, foi realizada uma investigação empírica sobre a relação entre formas e emoções, solicitando que os participantes associassem determinadas estruturas visuais a sentimentos específicos, além de descreverem sensações e memórias vinculadas a cada emoção. Os resultados desse experimento foram utilizados no desenvolvimento de esboços que buscavam representar visualmente a essência de diferentes emoções, considerando as percepções relatadas pelos participantes e os princípios estudados ao longo da pesquisa. Dessa forma, o projeto demonstrou que a aplicação consciente da linguagem visual no design de personagens e narrativas infantis pode ampliar a compreensão simbólica das emoções, contribuindo para o desenvolvimento da cognição e da percepção infantil. A análise das formas e signos no contexto visual infantil evidencia a importância do uso estratégico dos elementos gráficos para criar mensagens acessíveis, intuitivas e impactantes, auxiliando no processo de aprendizado e assimilação de conceitos abstratos desde a infância.
Abstract: This project is aimed to investigate the relationship between signs in visual language, visual elements and their application in children's learning, exploring how children's visual perception is influenced by the way images and symbols are constructed and presented. Based on Gestalt studies and Jean Piaget's theories of child development, the aim was to understand how the organization of visual stimuli impacts the assimilation of concepts and emotions during childhood. The research was based on the analysis of Gestalt principles, which demonstrate how the human mind organizes and interprets visual stimuli based on patterns, groupings and spatial relationships. Principles such as similarity, proximity, continuity and closure were studied to understand how certain graphic choices can facilitate or hinder the apprehension of information by children at different cognitive stages. In addition, Piaget's studies on child development were essential to understanding how children perceive and process images throughout their maturation, considering aspects such as assimilation, accommodation and symbolic representation. Based on these theories, the project sought productions aimed at children, analyzing illustrations, animations and visual narratives to verify how signs and graphic elements are applied in the communication of abstract concepts, such as emotions and states of mind. The research focused especially on the construction of characters and their formal characteristics, investigating how form and sign are used to create visual meanings that facilitate children's interpretation. In addition to the theoretical and analytical stage, the project included a practical experimental phase, in which the data collected through an experiment with volunteers was applied. During this phase, an empirical investigation was carried out on the relationship between forms and emotions, asking participants to associate certain visual structures with specific feelings, in addition to describing sensations and memories linked to each emotion. The results of this experiment were used in the development of sketches that sought to visually represent the essence of different emotions, considering the perceptions reported by the participants and the principles studied throughout the research. This way, the project demonstrated that the conscious application of visual language in the design of children's characters and narratives can broaden the symbolic understanding of emotions, contributing to the development of children's cognition and perception. The analysis of shapes and signs in the visual context of children highlights the importance of the strategic use of graphic elements to create accessible, intuitive and impactful messages, aiding in the process of learning and assimilation of abstract concepts from childhood.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025.
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