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Título: O uso das m[idias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
Outros títulos: O uso das mídias sociais na era digital : o caso da Oxfam International
Autor(es): O’Malley, Adriel Gerard
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Organizações não-governamentais
Redes sociais on-line
Mídia social
Capital social
Data de apresentação: 10-Jul-2012
Data de publicação: 3-Jan-2013
Referência: O’MALLEY, Adriel Gerard. O uso das m[idias sociais na era digital: o caso da Oxfam International. 2012. 71 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar o uso atual das mídias sociais nas Organizações não Governamentais (ONGs) – mais especificamente na Oxfam International, que trabalha diretamente com questões sociais –, explorando a efetividade desse instrumento de comunicação para gerenciar e fortalecer os relacionamentos sociais. Em um mundo cada vez mais permeado por tecnologias, torna-se importante compreender como tais organizações disseminam informações para seus membros e empresas correlatas e como tal disseminação poderia ser aprimorada. Foi analisado como as organizações criam e mantêm o capital social por meio de plataformas de mídias sociais, como se engajam no uso dos sites e programas de mídias sociais e se estão mensurando corretamente ou não o grau de efetividade das mídias sociais. O estudo fez uso de métodos e técnicas qualitativas, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da ONG Oxfam International (administradores e usuários de mídias sociais nos escritórios da Inglaterra e América Latina), além de etnografia virtual do perfil do facebook da Oxfam. Os resultados foram obtidos mediante análise de conteúdo dos dados coletados, com o intuito de alcançar os objetivos aqui apontados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this research project is to assess the current use of social media in non-governmental organizations (NGOs) – more specifically, within Oxfam International which works directly with social issues –, to explore the effectiveness of the use of this communication tool between members, for managing and strengthening the social virtual relationships of their constituents. In a world ever more surrounded in technology, it has become important to understand how NGOs disseminate information to their membership and affiliated organizations could be improved. To understand how NGOs create and maintain social capital by using social media platforms; find out how the NGO already engages in the use of social media tools; determine whether NGOs the current tools are being used correctly and measure the degree of their social media effectiveness. The study involved the use of qualitative methods including semi-structured interviews targeting social media users/managers of Oxfam International (in UK and Latin American offices), and ethnography virtual conducted on Oxfam’s facebook fan page. The results collected underwent content analysis, with the intent to provide insight regarding the objectives of this study.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
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