| Título: | Construção e avaliação de assets para jogos: o processo de design como promotor da verossimilhança e representatividade |
| Autor(es): | Souza, Daniel Felix de |
| Orientador(es): | Chaves, Gabriel Lyra |
| Assunto: | Jogos Jogos - desenvolvimento Personagens Personagens - construção |
| Data de apresentação: | 12-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | SOUZA, Daniel Felix de. Construção e avaliação de assets para jogos: o processo de design como promotor da verossimilhança e representatividade. 2025. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho propõe um processo metodológico para a construção e avaliação
de recursos para jogos, com foco na promoção da verossimilhança e
representatividade cultural. Diante da predominância de estereótipos na representação
do Brasil em mídias digitais, a pesquisa busca oferecer um modelo estruturado que
auxilie designers a desenvolverem recursos para jogos que reflitam, de forma
autêntica, a cultura em que estão inseridos. A metodologia adotada combina a Análise
Funcional e o Design Vernacular, orientando-se por um modelo de construção que
inclui as etapas de delimitação do problema, imersão cultural, conceituação, aplicação
de uma nova ferramenta proposta a "Ampulheta", e validação dos resultados. Como
estudo de caso, foi desenvolvido um projeto de jogo temático de basquete de rua
ambientado em Brasília, explorando assets como personagens, cenários e mecânicas
que expressam a realidade local. |
| Abstract: | The present work proposes a methodological process for the construction and
evaluation of video game assets, focusing on promoting authenticity and cultural
representation. Given the prevalence of stereotypes in the portrayal of Brazil in digital
media, this research aims to offer a structured model that assists designers in
developing game resources that authentically reflect the culture in which they are
embedded. The adopted methodology combines Functional Analysis and Vernacular
Design, following a construction model that includes the stages of problem definition,
cultural immersion, conceptualization, application of a newly proposed tool, the
"Ampulheta", and validation of results. As a case study, a street basketball themed
game project set in Brasília was developed, exploring assets such as characters,
environments, and mechanics that express the local reality. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
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