Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_DanielFelixDeSouza_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção e avaliação de assets para jogos: o processo de design como promotor da verossimilhança e representatividade
Autor(es): Souza, Daniel Felix de
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Jogos
Jogos - desenvolvimento
Personagens
Personagens - construção
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: SOUZA, Daniel Felix de. Construção e avaliação de assets para jogos: o processo de design como promotor da verossimilhança e representatividade. 2025. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho propõe um processo metodológico para a construção e avaliação de recursos para jogos, com foco na promoção da verossimilhança e representatividade cultural. Diante da predominância de estereótipos na representação do Brasil em mídias digitais, a pesquisa busca oferecer um modelo estruturado que auxilie designers a desenvolverem recursos para jogos que reflitam, de forma autêntica, a cultura em que estão inseridos. A metodologia adotada combina a Análise Funcional e o Design Vernacular, orientando-se por um modelo de construção que inclui as etapas de delimitação do problema, imersão cultural, conceituação, aplicação de uma nova ferramenta proposta a "Ampulheta", e validação dos resultados. Como estudo de caso, foi desenvolvido um projeto de jogo temático de basquete de rua ambientado em Brasília, explorando assets como personagens, cenários e mecânicas que expressam a realidade local.
Abstract: The present work proposes a methodological process for the construction and evaluation of video game assets, focusing on promoting authenticity and cultural representation. Given the prevalence of stereotypes in the portrayal of Brazil in digital media, this research aims to offer a structured model that assists designers in developing game resources that authentically reflect the culture in which they are embedded. The adopted methodology combines Functional Analysis and Vernacular Design, following a construction model that includes the stages of problem definition, cultural immersion, conceptualization, application of a newly proposed tool, the "Ampulheta", and validation of results. As a case study, a street basketball themed game project set in Brasília was developed, exploring assets such as characters, environments, and mechanics that express the local reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.