Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RubenVenturaDosSantosPereira_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novo Ruadá: artefatos como insumo narrativo
Autor(es): Pereira, Rúben Ventura dos Santos
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Artefato
Memória
Design
Data de apresentação: 11-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Rúben Ventura dos Santos. Novo Ruadá: artefatos como insumo narrativo. 2024. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Os objetos do dia a dia, elementos que compõem a vida cotidiana, são pontes de mediação do indivíduo com o mundo que o cerca. Estar em contato com artefatos – objetos produzidos pelo trabalho humano – é interagir com mensagens e significados que vão além do material, tendo em vista que eles têm a capacidade de registrar memórias. Os artefatos, quaisquer que sejam, evidenciam os contextos em que foram produzidos, e com isso fazem as representações de mundo. Dessa maneira, é certo dizer que os objetos têm a capacidade de encapsular histórias, eles são recortes de narrativas, que permanecem acessíveis pela interação com eles. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se propõe a compreender como os artefatos, sobretudo gráficos, além de possuírem narrativas próprias, são capazes de transmitir experiências. Se a realidade objetiva é constituída por um conjunto material de objetos e signos, é possível propor outras realidades pela exploração desses mesmos elementos. Dessa maneira, os artefatos têm um caráter transformador, pela sua capacidade de gerar experiências que vão além do terreno conhecido. A construção de signos e objetos – principal atividade do campo acadêmico do Design – possibilita a representação do mundo e das pessoas de maneira transformadora. Objetos são fragmentos para entendimento da realidade, do ambiente e, em especial, das pessoas, compreender a materialidade produzida pelo homem é compreender sua própria humanidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.