Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnnaBeatrizLisboadeVasconcelos.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comédia no cinema brasileiro : o gênero na cultura globalizada
Autor(es): Vasconcelos, Anna Beatriz Lisbôa de
Orientador(es): Viana, Mauro Giuntini
Assunto: Cinema brasileiro
Comédias cinematográficas
Globalização cultural
Data de apresentação: 2-Out-2012
Data de publicação: 3-Jan-2013
Referência: VASCONCELOS, Anna Beatriz Lisbôa de. Comédia no cinema brasileiro: o gênero na cultura globalizada. 2012. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O enfoque da pesquisa é o gênero cômico no cinema brasileiro contemporâneo. Procuramos mostrar de que maneira a comédia nacional, produzida para o grande público, se configura diante da cultura globalizada. Para uma compreensão maior da importância do gênero na sociedade, estudamos suas origens no teatro, a maneira com que foi adaptado ao cinema, o intercâmbio de linguagens com a televisão e a maneira com que ele evoluiu através dos tempos. Ressaltamos também a relevância do humor na cultura brasileira, tendo o cinema como veículo expressivo. Finalmente, nos dedicamos à análise fílmica de três comédias contemporâneas do cinema nacional, que tiveram boa aceitação por parte do público e ilustram as transformações do gênero no atual contexto. São elas: Cilada.com (2011), O Homem do Futuro (2011) e A Mulher Invisível (2009).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Audiovisual, 2012.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons