Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42142
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_PatriciaAlvesAguiar_tcc.pdf7,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da abordagem dos impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pela Braskem com base nos seus relatórios de sustentabilidade
Autor(es): Aguiar, Patrícia Alves
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Mineração
Empresas
Responsabilidade socioambiental
Desastres
Desastres ambientais
Empresas - relatórios de sustentabilidade
Data de apresentação: 7-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: AGUIAR, Patrícia Alves. Análise da abordagem dos impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pela Braskem com base nos seus relatórios de sustentabilidade. 2024. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: No Brasil, a mineração tem sido responsável por alguns dos desastres ambientais mais catastróficos da atualidade. Entre 2015 e 2019, ocorreram dois rompimentos de barragens de rejeitos. O primeiro na barragem de Fundão, operada pela Samarco S.A. em Mariana (MG), 2015, e o segundo na barragem Córrego do Feijão, pertencente à Vale S.A. em Brumadinho (MG), 2019. Além disso, em 2018, outro desastre associado à mineração ocorreu em Maceió (AL), caracterizado por afundamentos e fissuras no solo, vinculado às atividades de extração realizadas pela Braskem S.A. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a forma como os relatórios de sustentabilidade da empresa Braskem envolvida no desastre socioambiental de mineração de sal-gema abordam os impactos sociais, ambientais e econômicos gerados. Os objetivos específicos são: I) Identificar as principais empresas que ocasionaram desastres ambientais na última década; II) Realizar revisão sistemática sobre desastres ambientais e transparência nos relatórios de sustentabilidade; e III) Identificar os principais impactos ambientais, sociais e econômicos relatados nos relatórios de sustentabilidade. Este trabalho tem como natureza a pesquisa aplicada, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Em relação ao procedimento técnico foi feita uma revisão sistemática da literatura e análise documental de corte longitudinal no intervalo de 2018 a 2023 dos relatórios de sustentabilidade da Braskem, foi feita análise documental e utilizado o software Iramuteq como suporte para o processamento de dados. Os resultados mostram que existe um contraste significativo entre a ênfase nos temas sustentáveis e o tratamento dado ao desastre em Maceió. Em todos os relatórios analisados, a empresa evita abordar diretamente sua responsabilidade pelo desastre, enquanto destaca suas iniciativas de economia circular e ações de impacto socioambiental. Essas ações parecem ser apresentadas de maneira a reforçar sua imagem de empresa responsável. Ademais, os relatórios da Braskem falham em cumprir integralmente os princípios da Global Reporting Initiative (GRI), especialmente em termos de equilíbrio, integralidade e contextualização da sustentabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.