Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_KalebeLopesDeAlencar_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira e fintechs: um investimento que vale cada centavo
Autor(es): Alencar, Kalebe Lopes de
Orientador(es): Belém, Abner Santos
Assunto: Fintech
Educação financeira
Consumidores
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: ALENCAR, Kalebe Lopes de. Educação financeira e fintechs: um investimento que vale cada centavo. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa a influência do conhecimento financeiro no relacionamento dos clientes com fintechs no Brasil. O objetivo principal é identificar o impacto do conhecimento básico de educação financeira no relacionamento e na experiência dos clientes com essas plataformas, considerando aspectos como confiança, satisfação e lealdade. Por meio de uma pesquisa quantitativa aplicada a 176 usuários de fintechs, os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados com base em estatísticas descritivas. Os resultados indicam que, embora os clientes demonstrem interesse em aprimorar seu conhecimento financeiro, as estratégias educacionais oferecidas pelas fintechs ainda são insuficientes para atender às suas necessidades. Foi observado que o nível de conhecimento financeiro influencia diretamente a confiança, a satisfação e a lealdade dos clientes. Conclui-se que a melhoria das iniciativas de educação financeira pode não apenas fortalecer a confiança e a satisfação, mas também aumentar a fidelização dos clientes, promovendo decisões financeiras mais conscientes. A principal limitação do trabalho foi o número de pessoas que responderam à pesquisa ter sido menor do que o esperado. Uma possível direção para futuras pesquisas seria investigar como as tecnologias podem personalizar e melhorar o engajamento dos clientes com conteúdos financeiros.
Abstract: This study analyzes the influence of financial knowledge on the relationship between customers and fintechs in Brazil. The main objective is to identify the impact of basic financial education knowledge on the relationship and experience of customers with these platforms, considering aspects such as trust, satisfaction, and loyalty. Through a quantitative survey applied to 176 fintech users, data were collected using a structured questionnaire and analyzed based on descriptive statistics. The results indicate that although customers show interest in improving their financial knowledge, the educational strategies offered by fintechs are still insufficient to meet their needs. It was observed that the level of financial knowledge directly influences customer trust, satisfaction, and loyalty. It is concluded that improving financial education initiatives can not only strengthen trust and satisfaction but also increase customer loyalty, fostering more informed financial decisions. The main limitation of the study was the number of survey respondents, which was lower than expected. A possible direction for future research would be to investigate how technologies can personalize and improve customer engagement with financial content.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.