| Título: | Educação financeira e fintechs: um investimento que vale cada centavo |
| Autor(es): | Alencar, Kalebe Lopes de |
| Orientador(es): | Belém, Abner Santos |
| Assunto: | Fintech Educação financeira Consumidores |
| Data de apresentação: | 21-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | ALENCAR, Kalebe Lopes de. Educação financeira e fintechs: um investimento que vale cada centavo. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho analisa a influência do conhecimento financeiro no relacionamento dos clientes
com fintechs no Brasil. O objetivo principal é identificar o impacto do conhecimento básico de
educação financeira no relacionamento e na experiência dos clientes com essas plataformas,
considerando aspectos como confiança, satisfação e lealdade. Por meio de uma pesquisa
quantitativa aplicada a 176 usuários de fintechs, os dados foram coletados por meio de um
questionário estruturado e analisados com base em estatísticas descritivas. Os resultados
indicam que, embora os clientes demonstrem interesse em aprimorar seu conhecimento
financeiro, as estratégias educacionais oferecidas pelas fintechs ainda são insuficientes para
atender às suas necessidades. Foi observado que o nível de conhecimento financeiro influencia
diretamente a confiança, a satisfação e a lealdade dos clientes. Conclui-se que a melhoria das
iniciativas de educação financeira pode não apenas fortalecer a confiança e a satisfação, mas
também aumentar a fidelização dos clientes, promovendo decisões financeiras mais
conscientes. A principal limitação do trabalho foi o número de pessoas que responderam à
pesquisa ter sido menor do que o esperado. Uma possível direção para futuras pesquisas seria
investigar como as tecnologias podem personalizar e melhorar o engajamento dos clientes com
conteúdos financeiros. |
| Abstract: | This study analyzes the influence of financial knowledge on the relationship between
customers and fintechs in Brazil. The main objective is to identify the impact of basic
financial education knowledge on the relationship and experience of customers with these
platforms, considering aspects such as trust, satisfaction, and loyalty. Through a quantitative
survey applied to 176 fintech users, data were collected using a structured questionnaire and
analyzed based on descriptive statistics. The results indicate that although customers show
interest in improving their financial knowledge, the educational strategies offered by fintechs
are still insufficient to meet their needs. It was observed that the level of financial knowledge
directly influences customer trust, satisfaction, and loyalty. It is concluded that improving
financial education initiatives can not only strengthen trust and satisfaction but also increase
customer loyalty, fostering more informed financial decisions. The main limitation of the
study was the number of survey respondents, which was lower than expected. A possible
direction for future research would be to investigate how technologies can personalize and
improve customer engagement with financial content. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.