Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LucasResendeDaFonseca_tcc.pdf961,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de projetos na FACE: percepção dos gestores de projetos sobre a maturidade dos projetos na instituição
Autor(es): Fonseca, Lucas Resende da
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Gestão de projetos
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 26-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: FONSECA, Lucas Resende da. Gestão de projetos na FACE: percepção dos gestores de projetos sobre a maturidade dos projetos na instituição. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A gestão de projetos é uma área fundamental para o planejamento, execução e monitoramento de iniciativas de forma estruturada, permitindo o uso eficiente dos recursos e o alcance dos objetivos estabelecidos. Cada vez mais, organizações públicas e privadas adotam essa prática para otimizar suas iniciativas, controlar as atividades e organizar as ações de maneira estratégica. Nesse contexto, este estudo investiga a percepção dos gestores de projetos da FACE (Faculdade de Administração,, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas) da Universidade de Brasília a respeito do grau de maturidade na gestão de projetos da instituição. Para isso, utilizou-se como base a metodologia Project Management Maturity Model de Kerzner, que classifica as instituições em cinco níveis de maturidade. Tendo como base o modelo de maturidade de Kerzner, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os cinco gestores de projetos por meio de um roteiro de entrevistas semi estruturado direcionado para analisar cada um dos níveis da metodologia, a fim de coletar as percepções e ao final realizou-se uma análise de conteúdo. Ao analisar o conteúdo das entrevistas, foi perceptível a presença de práticas de gestão de projetos em vários níveis, contemplando o nível 1 (Linguagem Comum), nível 2 (Processos Comuns), nível 3 (Metodologia Singular) e nível 4 (Benchmarking). Entretanto, notou-se que a instituição ainda carece de práticas estruturadas de melhoria contínua no processo de gestão de projetos, o que não permitiu que contemplasse tal nível. Portanto, é necessário implementar uma rotina contínua de aprimoramento dos processos e gerenciamento de projetos, tornando o processo eficiente.
Abstract: The study investigates the perception of project managers at FACE (Faculty of Administration, Accounting, Economics and Public Policy Management) at the University of Brasília regarding the degree of maturity in the institution's project management. To achieve this, Kerzner's Project Management Maturity Model methodology was used as a basis, which classifies institutions into five maturity levels. Based on Kerzner's maturity model, interviews were carried out with project managers, using a semi-structured interview guide aimed at analyzing each of the levels of the methodology, in order to collect perceptions and, at the end, a content analysis. Upon analyzing the interview content, the presence of project management practices at various levels was noticeable, encompassing Level 1 (Common Language), Level 2 (Common Processes), Level 3 (Singular Methodology), and Level 4 (Benchmarking). However, it was noted that the institution still lacks structured practices for continuous improvement in the project management process, which did not allow for the achievement of such a level. Therefore, it is necessary to implement a continuous routine of process and project management improvement, making the process efficient.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.