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Título: Atualização do uso de memória de GPU na ferramenta MASA-CUDAlign de comparação de sequências biológicas longas
Autor(es): Aragão, Rafael Rodrigues Gamas Domingos de
Orientador(es): Melo, Alba Cristina Magalhães Alves de
Assunto: Bioinformática
Algoritmos
Data de apresentação: 10-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: ARAGÃO, Rafael Rodrigues Gamas Domingos de. Atualização do uso de memória de GPU na ferramenta MASA-CUDAlign de comparação de sequências biológicas longas. 2025. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A comparação de sequências biológicas (DNA, RNA e proteínas) é uma operação fundamental na Bioinformática, pois permite inferir o funcionamento de genes e compreender as relações evolutivas entre organismos. Algoritmos exatos de alinhamento, como Smith-Waterman, Gotoh e Myers-Miller, são amplamente utilizados para a realização dessa tarefa. Para sequências muito longas, esses algoritmos demandam elevado tempo de processamento, podendo ser acelerados por meio da execução paralela em GPUs (Graphical Processing Units). O MASA-CUDAlign é uma ferramenta capaz de comparar sequências de DNA de tamanho irrestrito com o algoritmo exato Smith-Waterman em GPUs, sendo a mais rápida da literatura para esse fim. Ela utiliza a plataforma CUDA da NVIDIA para a programação de GPUs, empregando memória textura para o armazenamento das sequências. Contudo, em 2019, a API CUDA utilizada para manipulação de referências à textura foi descontinuada, tornando-se necessária a atualização do uso de memória de GPU no código do MASA-CUDAlign. O objetivo deste trabalho de graduação é atualizar o MASA-CUDAlign para torná-lo compatível com as versões mais recentes da CUDA, substituindo o uso de memória textura por memória global, além de avaliar o impacto dessa modificação em seu desempenho. Para isso, foram identificadas as linhas do código que utilizavam memória textura e realizados ajustes para implementar ponteiros globais e novas funções de manipulação de dados. A versão atualizada foi testada em duas GPUs NVIDIA com sequências de diferentes tamanhos, e os resultados foram comparados aos da versão original. Os experimentos mostraram que a substituição da memória textura não apenas preservou a eficiência da ferramenta na maioria dos casos, como também melhorou o desempenho e ampliou a capacidade de processamento para sequências maiores, confirmando a relevância da atualização realizada.
Abstract: The comparison of biological sequences (DNA, RNA, and proteins) is a fundamental operation in Bioinformatics, as it enables the inference of gene functions and the understanding of evolutionary relationships among organisms. Exact alignment algorithms, such as Smith-Waterman, Gotoh, and Myers-Miller, are widely used for sequence comparison. However, for very long sequences, these algorithms demand high computational power, which can be accelerated through parallel execution on GPUs (Graphics Processing Units). MASA-CUDAlign is a tool capable of comparing DNA sequences of unrestricted size using the exact Smith-Waterman algorithm on GPUs, and it is the fastest solution in the literature for this purpose. This tool leverages NVIDIA’s CUDA platform for GPU programming, using texture memory to store the sequences. However, in 2019, the CUDA API for texture memory manipulation was deprecated, requiring an update to the MASA-CUDAlign code. The objective of this undergraduate project is to update MASA-CUDAlign to ensure compatibility with the latest versions of CUDA by replacing the use of texture memory with global memory and evaluating the impact of this modification on the tool’s performance. For this purpose, the code lines using texture memory were identified, and adjustments were made to implement global pointers and new data manipulation functions. The updated version was tested on two NVIDIA GPUs with sequences of varying lengths, and the results were compared to those of the original version. The experiments showed that replacing texture memory not only preserved the algorithm’s efficiency in most cases but also improved performance and expanded the processing capacity for larger sequences, confirming the relevance of the update.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
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