| Título: | Técnicas de programação dinâmica para programação competitiva |
| Autor(es): | Niho, Enzo Yoshio |
| Orientador(es): | Costa Júnior, Edson Alves da |
| Assunto: | Programação dinâmica Programação (Computadores) |
| Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | NIHO, Enzo Yoshio. Técnicas de programação dinâmica para programação competitiva. 2025. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo ensinar a técnica de programação bastante conhecida,
principalmente no mundo das competições, chamada de programação dinâmica. O objetivo é apresentar algumas técnicas introdutórias e depois apresentar algumas técnicas
mais avançadas. A motivação para a realização deste trabalho veio pela falta de conteúdo
em português sobre assuntos envolvendo Maratona de Programação. Mesmo em inglês,
o conteúdo é bem escasso, sendo os principais recursos encontrados em blogs. Neste trabalho foram apresentadas seis técnicas clássicas e duas técnicas avançadas, totalizando a
apresentação de oito problemas. Para cada técnica apresentada também foi mostrada a
solução e um problema de um juiz online onde se utilizava a técnica. Ao final também
foi sugerida uma lista com 17 problemas sobre as técnicas apresentadas para incentivar
o leitor a resolvê-las. Para trabalhos futuros, é interessante avaliar a expansão de outras técnicas avançadas de programação dinâmica e também possivelmente trabalhar em
outros tópicos de maratona, como Matemática, Estrutura de Dados e Processamento de
Strings. |
| Abstract: | This paper was written with the purpouse of teaching dynamic programming to Portuguese speakers. It is intended to present basic types of dynamic programming and
building up to more sofisticated techniques. As there is a few references in portuguese
about competitive programming, this paper tries to extend the work of other people about
this topic and strengthen competitive programming in Brazil. Eight techniques are explained in this paper, six of them are classic ones, while two of them are advenced. For
each technique, there was one upsolving problem from an online judge. At last, there is
a list of 17 problems from online judges to help the reader get used with this techniques.
For future works, developing more sofisticated techniques or writing about other topics
are very interesting for the Brazilian community. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.