Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AlannaEstefanneDaSilvaReis_tcc.pdf667,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como a crença na meritocracia, o suporte social, a discriminação e o status afetam as percepções dos jovens sobre a expectativa de mobilidade social
Autor(es): Reis, Alanna Estéfanne da Silva
Orientador(es): Rossoni, Luciano
Assunto: Mobilidade social
Autoeficácia
Meritocracia
Discriminação
Jovens
Data de apresentação: 24-Jul-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: REIS, Alanna Estéfanne da Silva. Como a crença na meritocracia, o suporte social, a discriminação e o status afetam as percepções dos jovens sobre a expectativa de mobilidade social. 2025. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo investigou como a crença na meritocracia, o suporte social, a discriminação e o status afetam as percepções dos jovens sobre a expectativa de mobilidade social. Para tanto, o trabalho parte do reconhecimento de que aspectos subjetivos, como crenças pessoais, percepções de discriminação e redes de apoio, influenciam significativamente as expectativas de ascensão social. Com base em um delineamento quantitativo, foi aplicado um questionário online por meio da plataforma Survey Monkey, que obteve 171 respostas, nas quais foram analisadas variáveis como posição social de origem, posição social percebida no futuro, autoeficácia, crenças meritocráticas, percepção de discriminação e suporte social. Os resultados indicaram que tanto a crença no mérito quanto a autoeficácia estão positivamente associadas à expectativa de mobilidade social. O estudo identificou efeitos significativos entre variáveis socioeconômicas e expectativa de mobilidade, de forma que classes sociais mais baixas têm maior expectativa de mobilidade futura, enquanto classes mais altas menor expectativa. Ademais, acreditar que o sucesso depende de fatores estruturais como herança diminui a crença em um futuro melhor. Ter sofrido discriminação, fazer parte de grupos minoritários, bem como o nível de suporte social não apresentaram efeitos significativos. Os resultados revelam a complexidade dos fatores que moldam as expectativas de mobilidade. As implicações do estudo abrangem desde o avanço teórico na compreensão das barreiras subjetivas à mobilidade social até recomendações práticas voltadas à formulação de políticas públicas e educacionais mais equitativas, que considerem as experiências e os recursos psicossociais dos jovens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.