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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorSantos, Marluce Rosa dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Marluce Rosa dos. Influência da remuneração dos professores no desempenho da educação básica: um estudo sobre os efeitos salariais no Ideb. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa a influência da remuneração dos professores sobre o desempenho dos alunos do ensino fundamental, mensurado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Estado de Goiás, entre 2012 e 2017. A metodologia emprega análise de regressão para dados em painel, utilizando variáveis como salário base, incentivos de educação continuada, produtividade e permanência, além de indicadores socioeconômicos. Os dados foram coletados de relatórios de folha de pagamento dos municípios. Os resultados indicam que a remuneração, especialmente o incentivo à educação continuada, tem impacto positivo e significativo sobre o Ideb, enquanto incentivos de permanência mostraram efeitos negativos. O estudo conclui que, além do salário, fatores como a formação continuada dos professores influenciam positivamente o desempenho educacional, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, os incentivos de produtividade tiveram efeitos variados conforme o ciclo educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saláriospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleInfluência da remuneração dos professores no desempenho da educação básica : um estudo sobre os efeitos salariais no Idebpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-04T15:20:30Z-
dc.date.available2025-11-04T15:20:30Z-
dc.date.submitted2024-08-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42110-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study analyzes the influence of teacher remuneration on student performance, measured by the Basic Education Development Index (Ideb), in the state of Goiás, between 2012 and 2017. The methodology employs panel data regression analysis, using variables such as base salary, continuing education incentives, productivity, and permanence, along with socioeconomic indicators. Data was collected from municipal payroll reports. The results indicate that remuneration, particularly the incentive for continuing education, has a positive and significant impact on Ideb, while permanence incentives showed negative effects. The study concludes that, in addition to salary, factors like continuous teacher training positively influence educational performance, especially in the early years of elementary school. However, productivity incentives had varied effects depending on the educational cycle.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



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