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Título: Há eficácia na parceria do terceiro setor (OSCS) com a administração pública?
Autor(es): Camargo, Marcia Orosco de Oliveira
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Administração pública
Terceiro setor
Ensino público
Data de apresentação: 9-Ago-2024
Data de publicação: 4-Nov-2025
Referência: CAMARGO, Marcia Orosco de Oliveira. Há eficácia na parceria do terceiro setor (OSCS) com a administração pública?. 2024. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar a eficácia e a assertividade das parcerias estabelecidas, dos termos de colaboração/ fomento para a prestação de serviços educacionais e de esporte pelo terceiro setor, focando especificamente na educação . A metodologia adotada neste estudo foi exploratória, com uma abordagem descritiva, utilizando pesquisa bibliográfica como suporte. Vários autores foram referenciados para dar sustentação a pesquisa. O estudo investigou as parcerias entre o poder público – Secretaria Municipal de Educação e as OSCs, entidades parceiras, incluindo os tipos de atendimento educacional oferecidos, o processo de repasses financeiros, os reajustes e os monitoramentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação. O município da Estância Turística de Barretos vislumbra capacitar as OSCs parceiras, oferecendo formação para os profissionais para seguir ofertando cada vez mais uma educação de qualidade, com propositura em tempo integral; as análises demonstram que é exitosa e eficaz as parcerias realizadas no âmbito do fulcro do estudo. Portanto, pretendo dar continuidade a pesquisas futuras, devido a relevância do tema abordado.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the effectiveness and assertiveness of the partnerships established, of the terms of collaboration/promotion for the provision of educational and sports services by the third sector, focusing specifically on education. The methodology adopted in this study was exploratory, with a descriptive approach, using bibliographic research as support. Several authors were referenced to support the research. The study investigated the partnerships between the public authorities - Municipal Department of Education and the CSOs, partner entities, including the types of educational services offered, the process of financial transfers, the adjustments and the monitoring carried out by the Municipal Department of Education. The municipality of Estância Turística de Barretos aims to train the partner CSOs, offering training for professionals to continue offering increasingly quality education, with a full-time proposal; the analyses demonstratethat the partnerships established within the scope of the study are successful and effective.Therefore, I intend to continue future research, due to the relevance of the topic addressed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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