Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DalvaMariaSeewalddeCarvalho.pdf244,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficácia do xadrez para o aluno com deficiência intelectual na aprendizagem escolar
Autor(es): Carvalho, Dalva Maria Seewald de
Orientador(es): Monteiro, Alan Rogério Lara de
Assunto: Xadrez
Educação especial
Educação inclusiva
Deficientes mentais - educação
Data de apresentação: 14-Ago-2012
Data de publicação: 11-Dez-2012
Referência: CARVALHO, Dalva Maria Seewald de. Eficácia do xadrez para o aluno com deficiência intelectual na aprendizagem escolar. 2012. vii, 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Porto Velho, 2012.
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo Educação Especial através do xadrez para deficiência intelectual (DI). Analisando as leituras realizadas é um campo de estudo com poucas referências na educação especial, e quase que inexistente com relação ao xadrez para alunos com DI, sendo assim, ressaltamos sua importância para a educação em geral. Desta forma para investigar este tema, propõem-se a seguinte problematização: como a prática do xadrez interfere na aprendizagem escolar do aluno com Deficiência Intelectual? Que será desenvolvido na escola CENE localizada no município de Porto Velho, com um grupo de 10 alunos com deficiência intelectual. Essa pesquisa terá uma abordagem qualitativa com procedimentos metodológicos baseados em de estudo de caso na qual se busca investigar os benefícios do xadrez para o individuo com Deficiência Intelectual. Para revisão bibliográfica da literatura utilizamos como referencias os autores (FILGUTH (2007); OLIMPIO(2006), AAMR(2002); MEC (2001, 2005, 2007, 2008), FREITAS e PERES, (2008); ANDRÉ(2001)e SME/SP(2008). Deste modo, buscamos verificar de que forma a prática do xadrez contribui no processo de aprendizagem do individuo com deficiência intelectual, identificar como é desenvolvido o jogo do xadrez na escola e levantar as principais dificuldades encontradas no processo de aprendizagem do aluno com Deficiência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons