| Título: | Escolinha de Esporte de Araraquara : programa público de inclusão social do interior paulista |
| Autor(es): | Frigeri Júnior, Mário Alberto |
| Orientador(es): | Guarido, Fernanda Alves Andrade |
| Assunto: | Esportes - aspectos sociológicos Inclusão social |
| Data de apresentação: | 5-Ago-2024 |
| Data de publicação: | 3-Nov-2025 |
| Referência: | FRIGERI JÚNIOR, Mário Alberto. Escolinha de Esporte de Araraquara: programa público de inclusão social do interior paulista. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | A prática esportiva é fundamental no desenvolvimento individual e coletivo. Neste sentido a Gestão municipal deve ter como uma de suas metas, uma vez que o Esporte pode ser um grande aliado e servir como ferramenta alcançar os objetivos de gestão como inclusão social, melhoraria na saúde e na qualidade de vida dos praticantes, identificação de novos talentos para o esporte e democratização do acesso às práticas esportivas entre outras metas. A cidade de Araraquara possui um histórico esportivo relevante com destaques nacionais e internacionais que fomentam o desenvolvimento de uma cultura esportiva, a qual é estimulada e utilizada como um auxílio na gestão pública. Assim o objetivo do trabalho foi descrever o programa “Escolinha de Esportes” e verificar sua contribuição na gestão pública. A pesquisa descritiva foi realizada através de análise documental no site oficial municipal, canais de comunicação e entrevista semi-estruturada com o gestor. As variáveis qualitativas obtidas foram analisadas quanto ao conteúdo. Com a realização do estudo foi possível observar a importância do programa como uma opção para inserção de crianças em atividades minimizando a ociosidade, promovendo a saúde e afastando da vulnerabilidade social (abusos, drogas e criminalidade entre outras). Diversos atletas conseguiram profissionalização esportiva e outros tiveram formação em outras áreas mostrando a importância do programa não só na inclusão, mas no direcionamento de atividades profissionais que contribuem para o desenvolvimento social e econômico. Outro ponto a destacar é a inserção de ex-atletas reconhecidos na área esportiva no próprio programa contribuindo de forma significativa na formação novos talentos. Desta forma o programa “Escolinha de Esportes” pode ser um referencial e incentivo para outros gestores na organização e coordenação de projetos, programas e atividades esportivas. |
| Abstract: | Practicing sports is fundamental to individual and collective development. In this sense, municipal management must have it as one of its goals, since Sport can be a great ally and serve as a tool to achieve management objectives such as social inclusion, improvement in the health and quality of life of practitioners, identification of new talents for sports and democratization of access to sports practices, among other goals. The city of Araraquara has a relevant sporting history with national and international highlights that encourage the development of a sporting culture, which is encouraged and used as an aid in public management. Thus, the objective of the work was to describe the “Escolinha de Esportes” program and verify its contribution to public management. The descriptive research was carried out through documentary analysis on the official municipal website, communication channels and a semi-structured interview with the manager. The qualitative variables obtained were analyzed for content. By carrying out the study, it was possible to observe the importance of the program as an option for inserting children into activities, minimizing idleness, promoting health and avoiding social vulnerability (abuse, drugs and crime, among others). Several athletes achieved professional sports training and others had training in other areas, showing the importance of the program not only in inclusion, but in directing professional activities that contribute to social and economic development. Another point to highlight is the inclusion of former athletes recognized in the sports field in the program itself, contributing significantly to the training of new talents. In this way, the “Escolinha de Esportes” program can be a reference and incentive for other managers in the organization and coordination of sports projects, programs and activities. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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| Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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