Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoGabrielAlmeidaVieiraCunha_tcc.pdf449,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação da II Política Pública Distrital para Mulheres no Distrito Federal
Autor(es): Cunha, João Gabriel Almeida Vieira da
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Stakeholders
Políticas públicas
Políticas públicas - mulheres
Mulheres
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 31-Out-2025
Referência: CUNHA, João Gabriel Almeida Vieira da. Formação da II Política Pública Distrital para Mulheres no Distrito Federal. 2025. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral compreender como os stakeholders do Conselho dos Direitos das Mulheres (CDM), que é composto por membros da sociedade civil e da administração pública, presidido pela Secretária da Mulher do Distrito Federal, formularam as ações do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres (II PDPM). Em paralelo, como viabilizaram o conjunto de políticas públicas de gênero no Distrito Federal, com base no I PDPM, consolidando programas governamentais existentes e promovendo novos, com a finalidade de assegurar os direitos das mulheres. Para essa compreensão foram realizados o mapeamento e a classificação dos stakeholders do CDM, tendo como referência a análise documental oficial e atas de reuniões da Comissão Técnica Especial, comissão esta que fora criada para dialogar e elaborar o II PDPM. Dentre os stakeholders identificou-se a necessidade da atualização da política pública para mulheres, ante o fato de que o Distrito Federal apresentou elevadas taxas de Feminicídio e violência contra a mulher acima da média nacional segundo o Fórum de Segurança Pública Nacional 2020. Concluiu-se que, o foco desse Plano Distrital de Políticas para as Mulheres, seria a inserção destas no mercado de trabalho. Entretanto, não foi dada a mesma importância, as mulheres em camadas mais vulneráveis, que demandam urgência em políticas públicas pontuais. Por sua vez, a atuação dos stakeholders do CDM ficou adstrita a utilização dos parcos recursos governamentais disponíveis, mas que com o aumento de recursos as melhorias serão significativas, bem como promoverá o maior tempo de planejamento e consulta pública ampla. Importante ressaltar que, o direcionamento das políticas voltadas para as mulheres, sobretudo pelas diretrizes oriundas de Conferências no âmbito distritais e nacionais, mais as recomendações das organizações internacionais, poderão garantir o preenchimento de lacunas e maior desenvolvimento no que se refere à garantia dos direitos já conquistados pelas mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.