| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Belém, Abner Santos | - |
| dc.contributor.author | Caldeira, João Florencio | - |
| dc.identifier.citation | CALDEIRA, João Florencio. Previdência é coisa de velho? Uma investigação sobre a percepção de criação valor e intenção dos jovens em relação aos investimentos em previdência complementar fechada. 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Com a recente reforma e alterações nas regras de aposentadoria e perspectivas pouco otimistas
a respeito do sistema previdenciário brasileiro, é de grande importância que os jovens tracem
planos para um futuro tranquilo sem depender do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cocriação de valor e a intenção da
Geração Z em relação aos investimentos em previdência complementar fechada. A pesquisa se
concentra em indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, que cresceram em um mundo moldado
pela internet, mídias sociais e tecnologias digitais. A previdência complementar fechada, como
parte do Regime de Previdência Complementar (RPC), visa complementar a previdência
pública, oferecendo planos de benefícios a partir de contribuições e gestão de recursos por
Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O estudo se justifica pela
necessidade de compreender o quanto a Geração Z, com suas características e perfil de consumo
moldados pela tecnologia, conhece e se interessa pelo assunto, sua intenção em aderir aos
planos de previdência complementar, e como ela percebe e se envolve na cocriação de valor
com as EFPCs. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e a cocriação de valor são os
pilares teóricos deste estudo, que busca entender os fatores que motivam a decisão de investir
em previdência complementar fechada e como a Geração Z se envolve no processo de criação
de valor de um plano. O estudo utiliza um questionário online com escalas adaptadas dos
autores Yi e Gong (2013) e Bongini e Cucinelli (2019) para coletar dados de 246 respondentes
da Geração Z. Os resultados revelam que a Geração Z, apesar de não buscar informações sobre
previdência, considera útil, lucrativo e recompensador investir em previdência complementar,
mas se sentem menos confiantes em relação à escolha do plano ideal. A pesquisa também indica
que a Geração Z se envolve ativamente na cocriação de valor com as EFPCs, buscando
informações, interagindo com os funcionários e fornecendo feedback. As conclusões do estudo
reforçam a importância das EFPCs em desenvolver estratégias de comunicação e marketing que
se conectem com a Geração Z, promovendo a educação financeira e previdenciária e facilitando
o acesso à informação sobre previdência complementar fechada. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Previdência complementar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geração Z | pt_BR |
| dc.title | Previdência é coisa de velho? Uma investigação sobre a percepção de criação valor e intenção dos jovens em relação aos investimentos em previdência complementar fechada | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T22:08:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-31T22:08:37Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42088 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | With the recent pension reform and changes in retirement rules, along with pessimistic
prospects for the Brazilian pension system, it is crucial for young people to plan for a secure
future without relying on the General Social Security System (RGPS). This study aims to
analyze Generation Z's perception of value co-creation and their intention to invest in closed
pension plans. The research focuses on individuals born between 1995 and 2010, who grew up
in a world shaped by the internet, social media, and digital technologies. Closed pension plans,
as part of the Complementary Pension System (RPC), seek to supplement public pensions by
offering benefit plans based on contributions and resource management by Closed Pension
Fund Entities (EFPCs). The study is justified by the need to understand how much Generation
Z, with its technology-driven characteristics and consumption profile, knows and is interested
in the topic, its intention to join complementary pension plans, and how it perceives and engages
in value co-creation with EFPCs. The Theory of Planned Behavior (TPB) and value co-creation
serve as the theoretical pillars of this study, which aims to understand the factors that motivate
the decision to invest in closed pension plans and how Generation Z participates in the value
creation process of a plan. The study uses an online questionnaire with adapted scales from Yi
and Gong (2013) and Bongini and Cucinelli (2019) to collect data from 246 Generation Z
respondents. The results reveal that, despite not actively seeking pension-related information,
Generation Z considers investing in complementary pensions useful, profitable, and rewarding
but feels less confident in choosing the ideal plan. The research also indicates that Generation
Z actively engages in value co-creation with EFPCs by seeking information, interacting with
employees, and providing feedback. The study’s findings reinforce the importance of EFPCs
developing communication and marketing strategies that connect with Generation Z, promoting
financial and pension education, and facilitating access to information about closed pension
plans. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Administração
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