Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoFlorencioCaldeira_tcc.pdf4,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBelém, Abner Santos-
dc.contributor.authorCaldeira, João Florencio-
dc.identifier.citationCALDEIRA, João Florencio. Previdência é coisa de velho? Uma investigação sobre a percepção de criação valor e intenção dos jovens em relação aos investimentos em previdência complementar fechada. 2025. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.pt_BR
dc.description.abstractCom a recente reforma e alterações nas regras de aposentadoria e perspectivas pouco otimistas a respeito do sistema previdenciário brasileiro, é de grande importância que os jovens tracem planos para um futuro tranquilo sem depender do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cocriação de valor e a intenção da Geração Z em relação aos investimentos em previdência complementar fechada. A pesquisa se concentra em indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, que cresceram em um mundo moldado pela internet, mídias sociais e tecnologias digitais. A previdência complementar fechada, como parte do Regime de Previdência Complementar (RPC), visa complementar a previdência pública, oferecendo planos de benefícios a partir de contribuições e gestão de recursos por Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O estudo se justifica pela necessidade de compreender o quanto a Geração Z, com suas características e perfil de consumo moldados pela tecnologia, conhece e se interessa pelo assunto, sua intenção em aderir aos planos de previdência complementar, e como ela percebe e se envolve na cocriação de valor com as EFPCs. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e a cocriação de valor são os pilares teóricos deste estudo, que busca entender os fatores que motivam a decisão de investir em previdência complementar fechada e como a Geração Z se envolve no processo de criação de valor de um plano. O estudo utiliza um questionário online com escalas adaptadas dos autores Yi e Gong (2013) e Bongini e Cucinelli (2019) para coletar dados de 246 respondentes da Geração Z. Os resultados revelam que a Geração Z, apesar de não buscar informações sobre previdência, considera útil, lucrativo e recompensador investir em previdência complementar, mas se sentem menos confiantes em relação à escolha do plano ideal. A pesquisa também indica que a Geração Z se envolve ativamente na cocriação de valor com as EFPCs, buscando informações, interagindo com os funcionários e fornecendo feedback. As conclusões do estudo reforçam a importância das EFPCs em desenvolver estratégias de comunicação e marketing que se conectem com a Geração Z, promovendo a educação financeira e previdenciária e facilitando o acesso à informação sobre previdência complementar fechada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrevidência complementarpt_BR
dc.subject.keywordGeração Zpt_BR
dc.titlePrevidência é coisa de velho? Uma investigação sobre a percepção de criação valor e intenção dos jovens em relação aos investimentos em previdência complementar fechadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T22:08:37Z-
dc.date.available2025-10-31T22:08:37Z-
dc.date.submitted2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42088-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the recent pension reform and changes in retirement rules, along with pessimistic prospects for the Brazilian pension system, it is crucial for young people to plan for a secure future without relying on the General Social Security System (RGPS). This study aims to analyze Generation Z's perception of value co-creation and their intention to invest in closed pension plans. The research focuses on individuals born between 1995 and 2010, who grew up in a world shaped by the internet, social media, and digital technologies. Closed pension plans, as part of the Complementary Pension System (RPC), seek to supplement public pensions by offering benefit plans based on contributions and resource management by Closed Pension Fund Entities (EFPCs). The study is justified by the need to understand how much Generation Z, with its technology-driven characteristics and consumption profile, knows and is interested in the topic, its intention to join complementary pension plans, and how it perceives and engages in value co-creation with EFPCs. The Theory of Planned Behavior (TPB) and value co-creation serve as the theoretical pillars of this study, which aims to understand the factors that motivate the decision to invest in closed pension plans and how Generation Z participates in the value creation process of a plan. The study uses an online questionnaire with adapted scales from Yi and Gong (2013) and Bongini and Cucinelli (2019) to collect data from 246 Generation Z respondents. The results reveal that, despite not actively seeking pension-related information, Generation Z considers investing in complementary pensions useful, profitable, and rewarding but feels less confident in choosing the ideal plan. The research also indicates that Generation Z actively engages in value co-creation with EFPCs by seeking information, interacting with employees, and providing feedback. The study’s findings reinforce the importance of EFPCs developing communication and marketing strategies that connect with Generation Z, promoting financial and pension education, and facilitating access to information about closed pension plans.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.