Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_IsabellaOliveiraDeLima_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da inteligência artificial da Trax Retail na automação e otimização dos processos operacionais no varejo físico
Autor(es): Lima, Isabella Oliveira de
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Inteligência artificial
Comércio varejista
Automação
Data de apresentação: 7-Mar-2025
Data de publicação: 31-Out-2025
Referência: LIMA, Isabella Oliveira de. O impacto da inteligência artificial da Trax Retail na automação e otimização dos processos operacionais no varejo físico. 2025. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta monografia investiga o impacto da inteligência artificial (IA) da Trax Retail na automação e otimização de processos operacionais no varejo físico. Através de uma abordagem exploratória e descritiva com foco qualitativo, o estudo analisa a contribuição da Trax Retail para o monitoramento, automação, e eficiência operacional no setor. A coleta de dados envolveu análise documental de relatórios internos da Trax, white papers, estudos de caso de clientes, e entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa. Os resultados revelam que a tecnologia da Trax Retail, baseada em visão computacional e aprendizado de máquina, automatiza a auditoria de lojas, otimiza a gestão de prateleiras, e permite a análise de dados em tempo real para tomadas de decisão estratégicas. Clientes da Trax Retail relatam melhorias na eficiência operacional, aumento nas vendas líquidas, e aprimoramento na experiência de compra do cliente. A pesquisa destaca ainda desafios como a escalabilidade da tecnologia e a garantia da segurança dos dados. O estudo conclui que a IA da Trax Retail tem o potencial de transformar o varejo físico, promovendo a eficiência operacional e aprimorando a experiência do cliente, enquanto a análise de dados em tempo real oferece insights valiosos para a otimização de estratégias de merchandising. A análise de dados em tempo real permite às empresas otimizar o posicionamento de produtos, ajustar estratégias de sortimento, responder rapidamente às ações dos concorrentes e tomar decisões mais informadas sobre investimentos em espaço de prateleira. A implementação dessas estratégias data-driven tem o potencial de desbloquear novas oportunidades de crescimento e vantagens competitivas no setor de varejo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.