| Título: | O impacto da inteligência artificial da Trax Retail na automação e otimização dos processos operacionais no varejo físico |
| Autor(es): | Lima, Isabella Oliveira de |
| Orientador(es): | Santos, Patricia Guarnieri dos |
| Assunto: | Inteligência artificial Comércio varejista Automação |
| Data de apresentação: | 7-Mar-2025 |
| Data de publicação: | 31-Out-2025 |
| Referência: | LIMA, Isabella Oliveira de. O impacto da inteligência artificial da Trax Retail na automação e otimização dos processos operacionais no varejo físico. 2025. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Esta monografia investiga o impacto da inteligência artificial (IA) da Trax Retail na
automação e otimização de processos operacionais no varejo físico. Através de uma
abordagem exploratória e descritiva com foco qualitativo, o estudo analisa a
contribuição da Trax Retail para o monitoramento, automação, e eficiência
operacional no setor. A coleta de dados envolveu análise documental de relatórios
internos da Trax, white papers, estudos de caso de clientes, e entrevistas
semiestruturadas com gestores da empresa. Os resultados revelam que a tecnologia
da Trax Retail, baseada em visão computacional e aprendizado de máquina,
automatiza a auditoria de lojas, otimiza a gestão de prateleiras, e permite a análise
de dados em tempo real para tomadas de decisão estratégicas. Clientes da Trax
Retail relatam melhorias na eficiência operacional, aumento nas vendas líquidas, e
aprimoramento na experiência de compra do cliente. A pesquisa destaca ainda
desafios como a escalabilidade da tecnologia e a garantia da segurança dos dados.
O estudo conclui que a IA da Trax Retail tem o potencial de transformar o varejo
físico, promovendo a eficiência operacional e aprimorando a experiência do cliente,
enquanto a análise de dados em tempo real oferece insights valiosos para a
otimização de estratégias de merchandising. A análise de dados em tempo real
permite às empresas otimizar o posicionamento de produtos, ajustar estratégias de
sortimento, responder rapidamente às ações dos concorrentes e tomar decisões
mais informadas sobre investimentos em espaço de prateleira. A implementação
dessas estratégias data-driven tem o potencial de desbloquear novas oportunidades
de crescimento e vantagens competitivas no setor de varejo. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.