Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EudesLopesBorgesFilho_tcc.pdf961,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Criatividade sistêmica e solução de problemas: um estudo de caso dos casos de sucesso da McKinsey & Company
Autor(es): Borges Filho, Eudes Lopes
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Criatividade
Criatividade sistêmica
Negócios
Data de apresentação: 24-Fev-2025
Data de publicação: 31-Out-2025
Referência: BORGES FILHO, Eudes Lopes. Criatividade sistêmica e solução de problemas: um estudo de caso dos casos de sucesso da McKinsey & Company. 2025. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Essa pesquisa apresenta as relações da criatividade sistêmica com a solução de problemas no contexto de consultorias de negócios. Seu objeto de estudo é um conjunto de vinte casos de sucesso da McKinsey & Company, disponíveis em seu domínio digital. A metodologia de Estudo de Caso Yin (2015) foi aplicada juntamente com a técnica de Análise Documental de Bardin (1977). O estudo parte do pressuposto de que a criatividade não é apenas um atributo inato, mas pode ser sistematizada e treinada, sendo um fator determinante na qualidade das soluções empresariais. A pesquisa se baseia em um referencial teórico que aborda a criatividade sob múltiplas perspectivas, incluindo suas definições, paradigmas, fatores condicionantes e treinabilidade. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo investigar a hipotética subutilização da criatividade no processo de solução de problemas, e seus motivos. Como objetivos secundários, buscou-se entender os impactos da utilização da criatividade nos resultados dos projetos, fatores fomentadores da criatividade no processo de solução, suas possíveis barreiras, e formas de superar essas barreiras. Como resultado, observou-se que a criatividade, na verdade, é utilizada sim, entretanto, de forma implícita e, por vezes, disfarçada de “boas-práticas”. Essa utilização não intencional levanta a impressão de sua subutilização no processo de solução de problemas de consultorias de negócios. Como consequência da baixa credibilidade recebida, poucas vezes foram mencionados treinamentos de criatividade nos documentos analisados. As barreiras foram analisadas em nível de Campo, Domínio e Indivíduo (Csikszentmihalyi, 2014). Componentes do Campo se mostraram os mais influentes (positivamente, ou negativamente) no processo criativo, sendo os mais dificeis de serem superados quando negativos. Fatores Individuais se mostraram relevantes ao processo de solução de problemas (como a competência técnica do indivíduo), entretanto foi observado que sua ausência pode ser satisfatoriamente corrigida através de treinamentos, ou contratação de novo pessoal. Por fim, os fatores do Domínio foram os menos registrados como barreiras. Os fatores que corroboram o processo criativo foram analisados através da lente teórica de Sternberg e Lubart (1991). Ambiente e Motivação foram os fatores mais impactantes (positivamente) para o processo criativo, seguidos pela Personalidade e Estilo de Pensamento. Os fatores de Habilidade Técnica e Conhecimento Prévio foram observados, mas receberam o menor número de registro entre todos. Por fim, alguns resultados foram creditados ao processo criativo, e dentre eles, observou-se a prevalência de resultados qualitativos sobre resultados quantitativos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.