| Resumo: | Essa pesquisa apresenta as relações da criatividade sistêmica com a solução de
problemas no contexto de consultorias de negócios. Seu objeto de estudo é um
conjunto de vinte casos de sucesso da McKinsey & Company, disponíveis em seu
domínio digital. A metodologia de Estudo de Caso Yin (2015) foi aplicada juntamente
com a técnica de Análise Documental de Bardin (1977). O estudo parte do
pressuposto de que a criatividade não é apenas um atributo inato, mas pode ser
sistematizada e treinada, sendo um fator determinante na qualidade das soluções
empresariais. A pesquisa se baseia em um referencial teórico que aborda a
criatividade sob múltiplas perspectivas, incluindo suas definições, paradigmas,
fatores condicionantes e treinabilidade. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo
investigar a hipotética subutilização da criatividade no processo de solução de
problemas, e seus motivos. Como objetivos secundários, buscou-se entender os
impactos da utilização da criatividade nos resultados dos projetos, fatores
fomentadores da criatividade no processo de solução, suas possíveis barreiras, e
formas de superar essas barreiras. Como resultado, observou-se que a criatividade,
na verdade, é utilizada sim, entretanto, de forma implícita e, por vezes, disfarçada
de “boas-práticas”. Essa utilização não intencional levanta a impressão de sua
subutilização no processo de solução de problemas de consultorias de negócios.
Como consequência da baixa credibilidade recebida, poucas vezes foram
mencionados treinamentos de criatividade nos documentos analisados. As barreiras
foram analisadas em nível de Campo, Domínio e Indivíduo (Csikszentmihalyi, 2014).
Componentes do Campo se mostraram os mais influentes (positivamente, ou
negativamente) no processo criativo, sendo os mais dificeis de serem superados
quando negativos. Fatores Individuais se mostraram relevantes ao processo de
solução de problemas (como a competência técnica do indivíduo), entretanto foi
observado que sua ausência pode ser satisfatoriamente corrigida através de
treinamentos, ou contratação de novo pessoal. Por fim, os fatores do Domínio foram
os menos registrados como barreiras. Os fatores que corroboram o processo criativo
foram analisados através da lente teórica de Sternberg e Lubart (1991). Ambiente e
Motivação foram os fatores mais impactantes (positivamente) para o processo
criativo, seguidos pela Personalidade e Estilo de Pensamento. Os fatores de
Habilidade Técnica e Conhecimento Prévio foram observados, mas receberam o
menor número de registro entre todos. Por fim, alguns resultados foram creditados
ao processo criativo, e dentre eles, observou-se a prevalência de resultados
qualitativos sobre resultados quantitativos. |