| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
| dc.contributor.advisor | Arakaki, Ana Carolina Simionato | - | 
| dc.contributor.author | Zucarini, Thiago Bastos | - | 
| dc.identifier.citation | ZUCARINI, Thiago Bastos. Impactos do estudo epistemológico nas teses e dissertações sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. 2025. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o impacto do estudo epistemológico 
nas teses e dissertações sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) no 
Brasil. O objetivo principal é investigar a relação entre epistemologia e BCI, além de 
realizar uma análise bibliométrica quantitativa dos trabalhos acadêmicos indexados 
na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A fundamentação 
teórica apresenta conceitos de epistemologia desde sua origem na filosofia grega até 
os debates contemporâneos, destacando diferentes correntes epistemológicas e suas 
influências na BCI. São discutidas contribuições de autores como Platão, Descartes, 
Hjørland, Shera e Floridi, além de abordagens como a epistemologia social e a análise 
de domínio. Metodologicamente, a pesquisa utiliza a bibliometria para quantificar a 
produção acadêmica sobre epistemologia e BCI. A coleta de dados foi feita na BDTD, 
aplicando-se técnicas de pesquisa booleana para selecionar trabalhos relevantes. 
Foram utilizados os softwares Zotero e Excel para organizar e analisar os dados. Os 
principais critérios de análise incluíram a evolução da produção acadêmica ao longo 
do tempo, a frequência de autores recorrentes no tema e a proporção de trabalhos 
sobre epistemologia em relação ao total da produção acadêmica em BCI no Brasil. Os 
resultados mostram um crescimento na produção acadêmica sobre epistemologia e 
BCI a partir dos anos 2000, com um aumento exponencial nas últimas décadas. No 
entanto, o estudo revela que apenas 3,5% do total de teses e dissertações em BCI no
Brasil tratam diretamente do tema, indicando uma baixa adesão ao estudo 
epistemológico na área. Além disso, a maioria dos pesquisadores publicou apenas um 
trabalho sobre o assunto, sugerindo que o interesse pela epistemologia não se 
mantém ao longo do tempo acadêmico. A pesquisa também identifica temas 
recorrentes nas dissertações e teses, como organização do conhecimento, paradigma 
pós-custodial, análise de domínio e metodologia quadripolar. Esses temas refletem a 
influência da epistemologia na sistematização e disseminação do conhecimento na 
BCI. Nas considerações finais, o autor discute a precariedade da pesquisa teórica em 
BCI, argumentando que a área tende a adotar um viés positivista e técnico, 
negligenciando debates epistemológicos mais profundos. O estudo sugere a 
necessidade de maior valorização das discussões teóricas e epistemológicas para 
fortalecer a identidade científica da BCI. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Produção acadêmica | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Biblioteconomia | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Ciência da informação | pt_BR | 
| dc.title | Impactos do estudo epistemológico nas teses e dissertações sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T17:06:48Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-31T17:06:48Z | - | 
| dc.date.submitted | 2025-02-20 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42073 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the impact of epistemological studies on theses and dissertations 
in Library and Information Science (LIS) in Brazil. The main objective is to investigate 
the relationship between epistemology and LIS, as well as to conduct a quantitative 
bibliometric analysis of academic works indexed in the Brazilian Digital Library of 
Theses and Dissertations (BDTD). The theoretical framework presents epistemology 
concepts from its origins in Greek philosophy to contemporary debates, highlighting 
different epistemological schools and their influences on LIS. Contributions from 
authors such as Plato, Descartes, Hjørland, Shera, and Floridi are discussed, along 
with approaches like social epistemology and domain analysis. Methodologically, the 
research employs bibliometrics to quantify academic production on epistemology and 
LIS. Data collection was conducted using Boolean search techniques in the BDTD to 
select relevant works. The Zotero and Excel software were used to organize and 
analyze the data. Key analysis criteria included the evolution of academic production 
over time, the frequency of recurring authors on the topic, and the proportion of works 
on epistemology relative to the total academic output in LIS in Brazil. The results show 
an increase in academic production on epistemology and LIS from the 2000s onward, 
with exponential growth in recent decades. However, the study reveals that only 3.5% 
of all LIS theses and dissertations in Brazil directly address the topic, indicating low 
adherence to epistemological studies in the field. Additionally, most researchers 
published only one paper on the subject, suggesting that interest in epistemology does 
not persist throughout an academic career. The research also identifies recurring 
themes in theses and dissertations, such as knowledge organization, the post custodial paradigm, domain analysis, and the quadripolar methodology. These topics 
reflect epistemology’s influence on knowledge systematization and dissemination in 
LIS. In the final considerations, the author discusses the precarious state of theoretical 
research in LIS, arguing that the field tends to adopt a positivist and technical bias 
while neglecting deeper epistemological discussions. The study suggests the need for 
greater appreciation of theoretical and epistemological debates to strengthen LIS’s 
scientific identity. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
  |