| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
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| dc.contributor.advisor | Silva, Pedro Eduardo | - | 
| dc.contributor.author | Andre, Filipe Ribeiro | - | 
| dc.identifier.citation | ANDRE, Filipe Ribeiro. A política embriagada: imparcialidade e história no Discurso dos Três Bêbados sobre Governo, de Nakae Chōmin (1887). 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A Era Meiji (1868–1912) marcou a transição do Japão de um regime feudal isolacionista para 
uma potência moderna, sob pressão de potências ocidentais e conflitos internos. Nesse contexto, 
Nakae Chōmin (1847–1901), intelectual conhecido como o “Rousseau do Oriente”, sobressaiu se como crítico do governo e defensor de ideais considerados liberais, em uma tentativa 
inovadora de mesclar influências de origem ocidental com a filosofia oriental neo confucionista. Sua obra O Discurso dos Três Bêbados sobre Governo (1887) debate, por meio 
de um diálogo entre três personagens, parte dos dilemas do Japão oitocentista. No trabalho, o 
Cavalheiro da Educação Ocidental apoia a democracia radical e o pacifismo, já o Campeão do 
Oriente advoga pelo expansionismo militar e o imperialismo japonês e, por fim, o Mestre 
Nankai atua como mediador cético e se autodeclara abertamente imparcial, propondo reformas 
graduais baseadas no constitucionalismo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho será 
problematizar essa noção de aparente imparcialidade de Mestre Nankai entendendo-a como 
uma estratégia retórica para contrapor extremismos. A nossa tese é a de que Nakae, por meio 
de Nankai, utiliza O Discurso dos Três Bêbados sobre Governo como principal ferramenta 
opinativa sobre a discussão política da época, criticando perspectivas opostas e enfatizando a 
necessidade de se adaptar as ideias ocidentais ao contexto local, rejeitando soluções que ele 
entedia como excessivamente simplistas. Por fim, cumpre destacar que a obra reflete as tensões 
da modernização Meiji, e os debates entre tradição e ocidentalização, alertando a sociedade para 
os perigos de projetos autoritários ou importações acríticas de modelos estrangeiros. Conclui se que Nakae, ao invés de construir um texto desideologizado, defende um caminho pragmático, 
em que a transição para a democracia se apoia no cultivo a um ethos de moderação e reformas 
lentas, equilibrando inovação e identidade nacional. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Chōmin, Nakae, 1847-1901 | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Japão - história | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Iluminismo | pt_BR | 
| dc.title | A política embriagada: imparcialidade e história no Discurso dos Três Bêbados sobre Governo, de Nakae Chōmin (1887) | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T21:32:58Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-28T21:32:58Z | - | 
| dc.date.submitted | 2025-02-21 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42054 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
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| Aparece na Coleção: | História 
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