Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLuizaTorres_YasminRibeiro_tcc.pdf511,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência de disfonia em crianças : revisão sistemática com metanálise
Autor(es): Torres, Ana Luiza Custodio Pinheiro
Ribeiro, Yasmin Farias
Orientador(es): Ribeiro, Vanessa Veis
Assunto: Disfonia
Distúrbios vocais
Crianças - saúde e higiene
Data de apresentação: 9-Dez-2023
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: TORRES, Ana Luiza Custodio Pinheiro; RIBEIRO, Yasmin Farias. Prevalência de disfonia em crianças: revisão sistemática com metanálise. 2023. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Ceilândia, 2023.
Resumo: Objetivo: Analisar a prevalência de disfonia pediátrica. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática (RS) com metanálise. A pergunta da presente RS foi: “Qual a prevalência de disfonia em crianças?” A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), EMBASE, Web of Science e SCOPUS, e a busca manual foi realizada na literatura cinzenta (ProQuest e Banco Digital de Teses e Dissertações) e por meio do mapeamento das referências. Foram incluídos estudos com crianças, que analisaram a prevalência de disfonia, com desfecho de grau geral de desvio vocal, AVQI, imagem laríngea e/ou autoavaliação vocal. O risco de viés foi verificado com o check-list for prevalence studies. A metanálise foi realizada com o teste de análise de proporção, e o cálculo da heterogeneidade estatística foi realizado pelo I² e pelo tau². Resultados: A busca inicial identificou 796 artigos, destes 16 foram selecionados. A análise do risco de viés mostrou que 62,5%(n=10) dos artigos apresentaram baixa qualidade metodológica. A prevalência total da disfonia foi de 15% com o julgamento perceptivo-auditivo, 29% pela imagem laríngea, 10% pela autoavaliação vocal, e 19% independentemente da forma de avaliação. Observou-se uma alta heterogeneidade em todas as formas de avaliação. Conclusão: Crianças apresentam alta prevalência de disfonia. Os estudos sobre prevalência da disfonia pediátrica possuem baixa qualidade metodológica e os índices de prevalência obtidos nos estudos são heterogêneos, o que compromete a validade e generalização dos resultados.
Abstract: Purpose: To analyze the prevalence of pediatric dysphonia. Methods: This is a systematic review (SR) with meta-analysis. The question of this SR was: “What is the prevalence of dysphonia in children?” The electronic search was conducted in the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), EMBASE, Web of Science and SCOPUS, and the manual search was performed in gray literature (ProQuest and Digital Bank of Theses and Dissertations) and through mapping of references. Studies including children that analyzed the prevalence of dysphonia with outcomes such as overall degree of vocal deviation, AVQI, laryngeal imaging, and/or vocal self-assessment were included. The risk of bias was checked using the checklist for prevalence studies. The meta-analysis was performed using the proportion analysis test, and the calculation of statistical heterogeneity was performed using I² and tau². Results: The initial search identified 796 articles, of which 16 were selected. The risk of bias analysis showed that 62.5% (n=10) of the articles had low methodological quality. The total prevalence of dysphonia was 15% using auditory-perceptual judgment, 29% using laryngeal imaging, 10% using vocal self-assessment, and 19% regardless of the form of assessment. A high heterogeneity was observed in all forms of assessment. Conclusion: Children have a high prevalence of pediatric dysphonia. Studies on the prevalence of pediatric dysphonia have low methodological quality and the prevalence rates obtained in the studies are heterogeneous, which compromises the validity and generalization of the results.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.