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Título: Desenvolvimento de um protótipo no Decentraland com NPCs para integração de agentes inteligentes na assistência universitária
Autor(es): Guedes, Bruno Helder Rodrigues
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Assistente virtual
Metaverso
Inteligência artificial
Data de apresentação: 3-Jul-2025
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: GUEDES, Bruno Helder Rodrigues. Desenvolvimento de um protótipo no Decentraland com NPCs para integração de agentes inteligentes na assistência universitária. 2025. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O ritmo acelerado do avanço tecnológico nas últimas décadas trouxe consigo novas possibilidades nas mais diversas áreas de atuação, através do desenvolvimento de ferramentas inovadoras, da integração entre serviços e da busca por aumentar a eficiência das aplicações. O uso da Inteligência Artificial (IA) se tornou mais acessível desta forma e está presente no dia-a-dia de grande parte da população por meio de serviços de chat online, por exemplo, que respondem dúvidas, fazem sugestões e auxiliam na resolução de problemas de uma ampla gama de atividades. A área acadêmica também está permeada de usuáriosqueutilizamaIAparaaprendere/ouparaensinar,oquetrazumanovadinâmica paraoaprendizadoetambémnovasoportunidadesdedesenvolvimentodeferramentasque buscam tornar esse caso de uso mais prático e significativo. Com o advento do metaverso – ambiente virtual coletivo – e das novidades nas aplicações de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), foi possível compreender, através dos estudos feitos sobre o tema, que grande parte do sucesso destes mecanismos está no fato de que a imersão a qual os usuários são submetidos é capaz de prender a atenção e despertar um interesse maiornasatividadesrealizadas. Nessesentido, otrabalhoemquestãodesenvolveumprotótipo no metaverso Decentraland que disponibiliza um Personagem Não Jogável (NPC) capaz de proporcionar assistência básica ao usuário por meio de uma árvore de decisão pré-programada, que também pode ter trechos do diálogo atualizados dinamicamente. Assim, o atual projeto utiliza as ferramentas de desenvolvimento fornecidas pela equipe do Decentraland para desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) e documenta as etapas do desenvolvimento, os desafios enfrentados e as oportunidades reconhecidas.
Abstract: Therapidpaceoftechnologicaladvancementinrecentdecadeshasbroughtnewpossibilitiesacrossvariousfieldsthroughthedevelopmentofinnovativetools,serviceintegrations, and the pursuit of increased application efficiency. The use of Artificial Intelligence (AI) has become more accessible in this context and is now part of the daily lives of a large portion of the population through online chat services, for example, which answer questions, make suggestions, and assist in solving problems across a wide range of activities. The academic field is also permeated with users who utilize AI to learn and/or teach, introducing a new dynamic to learning and new opportunities for developing tools that aim to make this use case more practical and meaningful. With the advent of the metaverse – a collective virtual environment – and advancements in Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) applications, studies on the topic have shown that much of the success of these mechanisms lies in the fact that the immersion experienced by users is capable of capturing attention and sparking greater interest in the activities performed. In this context, the present work develops a prototype in the metaverse Decentraland, featuring a Personagem Não Jogável (NPC) capable of providing basic assistance to the user through a pre-programmed decision tree, which can also have parts of the dialogue dynamically updated. Therefore, this project utilizes the development tools provided by the Decentraland team to create an Minimum Viable Product (MVP) and documents the development stages, challenges faced, and opportunities identified.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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