Título: | Inteligência artificial na educação : cocriação e codestruição de valor na perspectiva de professores e estudantes |
Autor(es): | Gandra, Amanda Teixeira |
Orientador(es): | Militão, Luciana Oliveira |
Assunto: | Inteligência artificial Inovações tecnológicas Ensino superior |
Data de apresentação: | 17-Fev-2025 |
Data de publicação: | 22-Out-2025 |
Referência: | GANDRA, Amanda Teixeira. Inteligência artificial na educação: cocriação e codestruição de valor na perspectiva de professores e estudantes. 2025. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a integração da inteligência artificial (IA) no ensino superior, analisando como essa tecnologia influencia a cocriação e a codestruição de valor sob as perspectivas de professores e estudantes no curso de Administração da Universidade de Brasília (UnB). Com abordagem qualitativa e natureza exploratória-descritiva, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas para compreender os impactos da IA em dimensões específicas do bem-estar, sendo eles o profissional, emocional, social, financeiro, lazer e saúde e segurança.
Os resultados revelaram que a IA é percebida como uma ferramenta inovadora e intuitiva, que contribui para a personalização do aprendizado, melhora a gestão do tempo e facilita a interação entre professores e alunos, promovendo cocriação de valor em aspectos como desenvolvimento profissional e emocional, além de ampliar oportunidades de lazer e ganhos financeiros. No entanto, também foram observados aspectos de codestruição de valor, como a dependência excessiva de tecnologias, redução de interações interpessoais entre estudantes, dificuldades de adaptação às novas ferramentas e impactos na saúde física devido ao uso prolongado de telas.
A pesquisa destaca a importância de um planejamento cuidadoso e de iniciativas de capacitação para professores e alunos, visando maximizar os benefícios da IA no ensino e mitigar seus efeitos negativos. O trabalho contribui para a literatura ao oferecer uma análise detalhada do uso de IA no contexto educacional e para gestores educacionais ao propor estratégias para uma implementação equilibrada dessa tecnologia em instituições de ensino superior. |
Abstract: | This research investigated the integration of artificial intelligence (AI) in higher education, analyzing how this technology influences the co-creation and co-destruction of value from the perspectives of professors and students in the Business Administration program at the University of Brasília (UnB). Employing a qualitative approach with an exploratory-descriptive nature, the study used semi-structured interviews to understand the impacts of AI on specific dimensions of well-being, including professional, emotional, social, financial, leisure, and health and safety.
The results revealed that AI is perceived as an innovative and intuitive tool that contributes to personalized learning, improves time management, and facilitates interaction between professors and students, fostering value co-creation in aspects such as professional and emotional development, as well as expanding leisure opportunities and financial gains. However, aspects of value co-destruction were also observed, including excessive dependence on technology, reduced interpersonal interactions among students, difficulties in adapting to new tools, and physical health impacts due to prolonged screen use.
The research highlights the importance of careful planning and training initiatives for both professors and students to maximize the benefits of AI in education while mitigating its negative effects. This study contributes to the literature by providing a detailed analysis of AI use in the educational context and offers insights for educational managers by proposing strategies for a balanced implementation of this technology in higher education institutions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.