Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MyrellaOliveiraMachado_tcc.pdf454,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literacia em saúde na infância : construção de conhecimentos durante a pandemia de covid-19
Autor(es): Machado, Myrella Oliveira
Orientador(es): Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Assunto: Crianças - saúde e higiene
Educação em saúde
Promoção da saúde
Data de apresentação: 12-Nov-2023
Data de publicação: 18-Out-2025
Referência: MACHADO, Myrella Oliveira. Literacia em saúde na infância: construção de conhecimentos durante a pandemia de covid-19. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo analisou as abordagens pedagógicas utilizadas na promoção da literacia em saúde sobre a Covid-19, com foco nas medidas preventivas durante a pandemia (2020 a 2023). A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão de escopo, uma busca nas bases de dados Scopus, PubMed, Web of Science e Lilacs/Scielo. Uma busca adicional foi realizada em bases de literatura cinza e nas referências dos artigos elegíveis. Os resultados revelaram que as estratégias pedagógicas mais utilizadas foram os desenhos e as histórias em quadrinhos. De acordo com os estudos encontrados, houve bons resultados na promoção da literacia em saúde durante a pandemia. As crianças não apenas compreenderam a gravidade da situação, como também internalizaram medidas preventivas. Concluiu-se que, apesar dos desafios, as estratégias que foram utilizadas nos artigos do presente trabalho facilitaram o acesso pelas crianças às informações sobre saúde, compreendendo a importância do distanciamento social, do isolamento domiciliar e da vacinação como medidas cruciais para combater a propagação da Covid-19.
Abstract: This study analyzed the pedagogical approaches employed in promoting health literacy about Covid-19, with a focus on preventive measures during the pandemic (2020 to 2023). The research was conducted through a scoping review, with a search conducted on the Scopus, PubMed, Web of Science, and Lilacs/Scielo databases. An additional search was performed on grey literature sources and the references of eligible articles. The results revealed that the most commonly used pedagogical strategies were drawings and comics. According to the findings, there were positive outcomes in promoting health literacy during the pandemic. Children not only grasped the seriousness of the situation but also internalized preventive measures. It was concluded that, despite challenges, the strategies employed in the articles in this study facilitated children's access to health information, understanding the importance of social distancing, home isolation, and vaccination as crucial measures to combat the spread of Covid-19.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.