Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41963
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielDeAlmeidaGoncalves_tcc.pdf257,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte institucional em ambientes hospitalares aos profissionais de enfermagem no período pandêmico de covid-19
Autor(es): Gonçalves, Daniel de Almeida
Orientador(es): Lima, Maria da Glória
Coorientador(es): Sousa, Thaís Vilela de
Assunto: Enfermeiros - prática profissional
Saúde mental
Profissionais de saúde - promoção de saúde
Pandemia
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 17-Out-2025
Referência: GONÇALVES, Daniel de Almeida. Suporte institucional em ambientes hospitalares aos profissionais de enfermagem no período pandêmico de covid-19. 2023. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, colocou em risco a saúde mental dos profissionais de saúde e, em especial, a dos profissionais de enfermagem - enfermeiros, técnicos e auxiliares. Os profissionais de enfermagem já exerciam atividades laborais em situação de precariedade antes da pandemia, mas as medidas sanitárias de controle da infecção da Covid-19, associadas às condições inadequadas de trabalho e ao estresse no cuidado aos pacientes, podem incidir na saúde física e mental dos trabalhadores de enfermagem. Este trabalho teve como objetivo identificar na avaliação dos trabalhadores de enfermagem, se as instituições hospitalares adotaram ou não estratégias de promoção e de cuidado voltadas aos trabalhadores de enfermagem que atuaram na linha de frente durante o contexto pandêmico de Covid-19, no período de 2020 a 2023. Trata-se de estudo transversal, descritivo e exploratório. Foram coletados dados por questionário semiestruturado aplicado pela plataforma online REDcap®, com uma amostra de 173 participantes, profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O banco de dados quantitativos foi organizado em planilhas Excel® e apresentados por tabelas e analisadas pela estatística descritiva simples. Os resultados evidenciaram uma precarização do trabalho, com efeitos prejudiciais à saúde física e mental e falta de suporte psicossocial à saúde dos trabalhadores de enfermagem na visão dos trabalhadores de enfermagem. A não responsabilização, de modo geral, das instituições hospitalares brasileiras em adotar ações de suporte psicossocial para a promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores de enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.