Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunaRodriguesCardoso_tcc.pdf475,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos da pandemia da covid-19 na detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama : revisão integrativa
Autor(es): Cardoso, Bruna Rodrigues
Orientador(es): Ferreira, Elaine Barros
Assunto: Mamas - câncer
Colo uterino - câncer
Câncer - detecção precoce
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 17-Out-2025
Referência: CARDOSO, Bruna Rodrigues. Impactos da pandemia da covid-19 na detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama: revisão integrativa. 2023. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: a pandemia de COVID-19 desencadeou transformações significativas na procura por serviços de saúde, incluindo aqueles direcionados aos cuidados preventivos. Essa diminuição na demanda por exames preventivos pode acarretar diagnósticos tardios de câncer de mama e do colo do útero, o que compromete tanto a eficácia do tratamento quanto o prognóstico dessas doenças. Objetivo: analisar a literatura existente acerca do impacto da pandemia na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Método: trata-se de revisão integrativa. Os artigos foram acessados por meio de busca nas bases de dados CINAHL, Cochrane Library CENTRAL, LILACS, PubMed, Scopus e Web of Science. A seleção foi realizada de forma pareada e independente por dois revisores. A análise e a síntese dos dados foram realizadas de maneira descritiva. Resultados: foram incluídos 39 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade, dos quais 37 foram publicados em inglês e 2 em português. Dentre os estudos incluídos, 7 estudos abordam exames de rastreamento para detecção precoce do câncer do colo do útero, 21 abordaram o rastreamento para câncer de mama e 11 abordaram sobre ambos. Todos eles demonstram a diminuição dos preventivos de câncer do colo do útero e mama comparando o período pré-pandêmico com o ano pandêmico. Conclusão: a condução da revisão resultou em um conjunto de evidências que revela o impacto da pandemia na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, o que trouxe mudanças significativas na realização de exames de rastreamento. Com a redução desses exames, torna-se crucial aprender com a experiência da pandemia da COVID-19, a fim de minimizar o impacto em futuras crises semelhantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.