Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BarbaraHeliodoraRibeirodaSilva.pdf668,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo de substâncias psicoativas : reflexões sobre as especificidades femininas
Autor(es): Silva, Barbara Heliodora Ribeiro da
Orientador(es): Peixoto, Valdenízia Bento
Assunto: Mulheres - saúde e higiene
Psicotrópicos
Serviços de saúde para mulheres
Data de apresentação: 10-Out-2012
Data de publicação: 10-Dez-2012
Referência: SILVA, Barbara Heliodora Ribeiro da. Consumo de substâncias psicoativas: reflexões sobre as especificidades femininas. 2012. 68 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A figura social feminina é pautada por preconceitos biológicos que definem seus espaços sociais. Estes preconceitos por muito tempo permearam os serviços de saúde pública voltados às mulheres, entendendo-as como meros seres reprodutores. O abuso de substâncias psicoativas é fenômeno social ligado diretamente à figura masculina, tem-se a figura feminina de modo passivo, sofrendo as consequências dos homens dependentes químicos de seu convívio. Com a dinâmica da sociedade, temos mulheres com uso problemático de substâncias psicoativas. Como reflexo da organização patriarcal, temos atendimentos voltados exclusivamente ao público masculino, ou em caráter de atendimentos mistos, onde o público masculino prevalece. Estudamos junto ao SEAD/HUB, com base em relatórios elaborados por uma das assistentes sociais do serviço, a importância de atendimentos específicos para mulheres, considerando sua figura criada socialmente, e concluímos que atendimento às mulheres, voltados às suas demandas particulares, concorrem para a permanência e adesão de mulheres ao tratamento do abuso de substâncias psicoativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2012.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons