Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4190
Título: | Quadrinhos autobiográficos : a verdade representada pelo cartunista |
Autor(es): | Lins, Carlos Augusto Chagas Estellita |
Orientador(es): | Oliveira, Selma Regina Nunes |
Assunto: | Autobiografia Narrativa (Retórica) Histórias em quadrinhos |
Data de apresentação: | 1-Out-2012 |
Data de publicação: | 10-Dez-2012 |
Referência: | LINS, Carlos Augusto Chagas Estellita. Quadrinhos autobiográficos: a verdade representada pelo cartunista. 2012. 148 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho trata da relação entre a linguagem das histórias em quadrinhos e as premissas da autobiografia. Enraizando-se em um conjunto de obras publicadas no Estados Unidos e no Canadá definidas como quadrinhos autobiográficos, nele desenvolve-se uma categorização de diferentes tipos de verdade autobiográfica e investiga-se como cada um destes pode ser construído pelo uso dos elementos da linguagem. Para tal, foram utilizadas noções que vêm dos estudos da narrativa – o acontecimento e o sintagma – e observadas as suas relações com a verdade autobiográfica que cada obra pretende contar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study approaches the relationship between the language of comics and the premises of the autobiography genre. Rooting itself in a set of works published in the U.S. and Canada, defined as autobiographical comics, it develops a categorization of different kinds of autobiographical truth and investigates how each one of them can be crafted by the use of the language’s elements. For that, it takes ideas coming from narrative studies – the event and the syntagm – and notes how they relate to the autobiographial truth that each work intends to tell. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2012. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons