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Título: Percepção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes como fator motivacional em uma empresa do setor elétrico do DF
Autor(es): Obando, Victor Henrique Mesquita
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Acidentes do trabalho
Administração de pessoal
Segurança do trabalho
Data de apresentação: 22-Dez-2016
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: OBANDO, Victor Henrique Mesquita. Percepção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes como fator motivacional em uma empresa do setor elétrico do DF. 2016. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A segurança e qualidade de vida no trabalho são temáticas já presentes no ambiente organizacional nacional por conta das orientações legais elaboradas por órgãos como o Ministério do Trabalho, para atuar na manutenção de um ambiente propenso ao desenvolvimento de atividades humanas. Todavia, panoramas globais elaborados por entidades como a Organização Internacional do Trabalho constantemente atribuem ao Brasil uma má colocação no âmbito de índices de acidentes de trabalho e afastamentos derivados do mesmo. Dados também comprovados por relatórios do Ministério da Previdência Social e demais entidades, atentando para uma má gestão nacional das políticas de segurança no trabalho, tanto em organizações públicas quanto privadas, que muitas vezes se limitam ao exclusivo propósito de cumprir com a legislação vigente para evitar demais penalidades legais e sociais. Muitas vezes sem explorar os muitos benefícios operacionais e econômicos derivados da correta gestão da saúde e segurança no trabalho. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar a existência de uma comissão interna de prevenção de acidentes (Cipa) integrada à gestão organizacional da empresa e a geração de valores derivados de suas atividades, atestando para a sua importância na gestão integrada da organização como fator motivacional no desempenho de seus empregados, em uma empresa do ramo de geração e distribuição de energia elétrica com sede na capital. Para se atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, com um estudo de caso como procedimento técnico. Os instrumentos utilizados foram respectivamente a análise documental fornecida pela empresa, a aplicação de questionário nas intermediações da empresa com os empregados do quadro como público alvo, além da observação direta realizada em vistorias técnicas tanto acompanhados quanto individuais as dependências da organização. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise categorial temática com os respectivos resultados interpretados de modo a atender cada um dos objetivos específicos propostos. Desta forma, primeiramente foram realizadas visitas as dependências da empresa pelo autor, tanto individualmente quanto acompanhado por cipistas e ex-cipistas, a fim de averiguar os mecanismos de segurança e prevenção de acidentes da empresa e atestar também, com o apoio da análise documental para uma correta atuação da comissão interna de prevenção de acidentes. E por meio do questionário, verificar se a atuação de tal comissão é interpretada como um agente motivacional aos empregados. Comprovadas as hipóteses levantadas da existência da comissão em correta atuação dadas as suas atribuições legais foi atribuída a mesma a responsabilidade de agente geradora de força motivacional aos empregados pela manutenção dos mecanismos de segurança e qualidade de vida na empresa. Portanto, verificou-se que na estudada empresa existe uma política de segurança e qualidade de vida expressadas na atuação da comissão interna de prevenção de acidentes, integrada ao planejamento estratégico e operacional da empresa. Além disso, foi verificado também que as atividades derivadas de tal comissão apresentam um viés de natureza motivacional aos empregados atuantes na organização, atentando para os inerentes benefícios que podem ser alcançados pelas políticas de segurança, e a correta atuação da Cipa. Desta forma sugeriu-se a empresa que mantenha as atividades da comissão em conformidade com as atribuições legais e passem a interpretar a mesma como uma ampla ferramenta produtiva por atuar como motivadora do capital humano da empresa, extrapolando seu até então único objetivo que era adequar a gestão da empresa as obrigações legais exigidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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