Título: | Percepção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes como fator motivacional em uma empresa do setor elétrico do DF |
Autor(es): | Obando, Victor Henrique Mesquita |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Acidentes do trabalho Administração de pessoal Segurança do trabalho |
Data de apresentação: | 22-Dez-2016 |
Data de publicação: | 10-Out-2025 |
Referência: | OBANDO, Victor Henrique Mesquita. Percepção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes como fator motivacional em uma empresa do setor elétrico do DF. 2016. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A segurança e qualidade de vida no trabalho são temáticas já presentes no ambiente
organizacional nacional por conta das orientações legais elaboradas por órgãos como o
Ministério do Trabalho, para atuar na manutenção de um ambiente propenso ao
desenvolvimento de atividades humanas. Todavia, panoramas globais elaborados por
entidades como a Organização Internacional do Trabalho constantemente atribuem ao Brasil
uma má colocação no âmbito de índices de acidentes de trabalho e afastamentos derivados do
mesmo. Dados também comprovados por relatórios do Ministério da Previdência Social e
demais entidades, atentando para uma má gestão nacional das políticas de segurança no
trabalho, tanto em organizações públicas quanto privadas, que muitas vezes se limitam ao
exclusivo propósito de cumprir com a legislação vigente para evitar demais penalidades legais
e sociais. Muitas vezes sem explorar os muitos benefícios operacionais e econômicos
derivados da correta gestão da saúde e segurança no trabalho. Sendo assim, o presente
trabalho teve como objetivo geral identificar a existência de uma comissão interna de
prevenção de acidentes (Cipa) integrada à gestão organizacional da empresa e a geração de
valores derivados de suas atividades, atestando para a sua importância na gestão integrada da
organização como fator motivacional no desempenho de seus empregados, em uma empresa
do ramo de geração e distribuição de energia elétrica com sede na capital. Para se atingir tal
objetivo foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, com um estudo de caso
como procedimento técnico. Os instrumentos utilizados foram respectivamente a análise
documental fornecida pela empresa, a aplicação de questionário nas intermediações da
empresa com os empregados do quadro como público alvo, além da observação direta
realizada em vistorias técnicas tanto acompanhados quanto individuais as dependências da
organização. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise categorial temática com
os respectivos resultados interpretados de modo a atender cada um dos objetivos específicos
propostos. Desta forma, primeiramente foram realizadas visitas as dependências da empresa
pelo autor, tanto individualmente quanto acompanhado por cipistas e ex-cipistas, a fim de
averiguar os mecanismos de segurança e prevenção de acidentes da empresa e atestar
também, com o apoio da análise documental para uma correta atuação da comissão interna
de prevenção de acidentes. E por meio do questionário, verificar se a atuação de tal comissão
é interpretada como um agente motivacional aos empregados. Comprovadas as hipóteses
levantadas da existência da comissão em correta atuação dadas as suas atribuições legais foi
atribuída a mesma a responsabilidade de agente geradora de força motivacional aos
empregados pela manutenção dos mecanismos de segurança e qualidade de vida na empresa.
Portanto, verificou-se que na estudada empresa existe uma política de segurança e qualidade
de vida expressadas na atuação da comissão interna de prevenção de acidentes, integrada ao
planejamento estratégico e operacional da empresa. Além disso, foi verificado também que as
atividades derivadas de tal comissão apresentam um viés de natureza motivacional aos
empregados atuantes na organização, atentando para os inerentes benefícios que podem ser
alcançados pelas políticas de segurança, e a correta atuação da Cipa. Desta forma sugeriu-se a
empresa que mantenha as atividades da comissão em conformidade com as atribuições legais
e passem a interpretar a mesma como uma ampla ferramenta produtiva por atuar como
motivadora do capital humano da empresa, extrapolando seu até então único objetivo que era
adequar a gestão da empresa as obrigações legais exigidas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2016. |
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