Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41887
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AnnaGabrielaMendesRibeiro_tcc.pdf491,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência de gênero contra mulheres que vivem com HIV/aids
Autor(es): Ribeiro, Anna Gabriela Mendes
Orientador(es): Elias, Michelly Ferreira Monteiro
Assunto: Mulheres
Mulheres - saúde e higiene
AIDS (Doença)
AIDS (Doença) - pacientes
Violência de gênero
Vulnerabilidade social
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 9-Out-2025
Referência: RIBEIRO, Anna Gabriela Mendes. Violência de gênero contra mulheres que vivem com HIV/aids. 2025. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é contextualizar a violência de gênero e abordá-la no cenário das mulheres que vivem com HIV/AIDS, visando aprofundar a compreensão dessa inter relação, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, utilizou-se o materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) entre os anos de 2014 a 2024, resultando em 20 artigos selecionados para análise. O trabalho busca compreender as formas de violência de gênero vivenciadas por essas mulheres e de que maneira fatores de raça, classe, orientação sexual e outros contribuem para experiências de vulnerabilidade. Além disso, aborda as ações de resistência e as formas de organização sociopolítica dessas mulheres diante da violência. Os resultados indicam que a violência de gênero, associada à condição de viver com HIV, gera uma dupla estigmatização, e a violência de gênero aparece enquanto fator central na marginalização dessas mulheres, afetando sua saúde física e mental e dificultando o acesso a cuidados de saúde. Observa-se também que a feminização da epidemia de HIV no Brasil tem sido um desafio, evidenciando a importância de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, além de estratégias de enfrentamento, resistência e fortalecimento da rede de apoio às mulheres HIV+.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.