Título: | O papel do Serviço Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no serviço de fortalecimento de vínculos |
Autor(es): | Guerra, Silvia Helena Rodrigues |
Orientador(es): | Silva, Maria de Fátima dos Santos |
Assunto: | Crianças Crianças autistas Crianças e adolescentes Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) |
Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
Data de publicação: | 9-Out-2025 |
Referência: | GUERRA, Silvia Helena Rodrigues. O papel do Serviço Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no serviço de fortalecimento de vínculos. 2024. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O reconhecimento de crianças e adolescentes como indivíduos de direitos no Brasil possui uma
trajetória extensa. Esse processo se inicia com a implementação da Doutrina da Situação
Irregular, que, embora represente um avanço no contexto legal da época, ainda continha valores
conservadores que não conseguiam romper com a lógica predominante. Somente após a
promulgação da Constituição Federal de 1988, que fundamenta os princípios da Doutrina da
Proteção Integral, é que se torna viável perceber a proteção dos direitos de crianças e
adolescentes como uma questão real na agenda política do país. A promulgação do Estatuto da
Criança e do Adolescente valida essa trajetória e estabelece bases sólidas para superar o legado
conservador na infância e na juventude, institucionalizando a intersetorialidade e a
transversalidade como fundamentos para sua implementação. Diante dessas reflexões, este
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade investigar o papel do Serviço
Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no Serviço de
Fortalecimento de Vínculos (SCFV), buscando compreender o papel do assistente social na
dinâmica do SCFV, especialmente em relação aos desafios enfrentados na garantia dos direitos
das crianças e adolescentes assistidos. Para elaboração desse trabalho, foi utilizada de pesquisa
bibliográfica e documental, além de entrevista de campo. Os principais resultados alcançados
evidenciam a relevância do SCFV para o fortalecimento das conexões familiares e
comunitárias, além de assegurar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. |
Abstract: | The recognition of children and adolescents as individuals with rights in Brazil has an extensive
history. This process begins with the implementation of the Irregular Situation Doctrine, which,
although it represented an advance in the legal context of the time, still contained conservative
values that were unable to break with the prevailing logic. Only after the promulgation of the
Federal Constitution of 1988, which underlies the principles of the Comprehensive Protection
Doctrine, did it become viable to perceive the protection of the rights of children and
adolescents as a real issue on the country's political agenda. The promulgation of the Child and
Adolescent Statute validates this trajectory and establishes solid foundations to overcome the
conservative legacy in childhood and youth, institutionalizing intersectorality and transversality
as foundations for its implementation. In view of these reflections, this Course Completion
Work (TCC) aims to investigate the role of Social Work in the inclusion of children with autism
spectrum disorder in the Strengthening of Bonds Service (SCFV), seeking to understand the
role of the social worker in the dynamics of the SCFV, especially in relation to the challenges
faced in guaranteeing the rights of the children and adolescents assisted. For the elaboration of
this work, bibliographic and documentary research was used, as well as field interviews. The
main results achieved highlight the relevance of the SCFV for strengthening family and
community connections, in addition to ensuring the protection of the rights of children and
adolescents. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024. |
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