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Título: O papel do Serviço Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no serviço de fortalecimento de vínculos
Autor(es): Guerra, Silvia Helena Rodrigues
Orientador(es): Silva, Maria de Fátima dos Santos
Assunto: Crianças
Crianças autistas
Crianças e adolescentes
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 9-Out-2025
Referência: GUERRA, Silvia Helena Rodrigues. O papel do Serviço Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no serviço de fortalecimento de vínculos. 2024. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O reconhecimento de crianças e adolescentes como indivíduos de direitos no Brasil possui uma trajetória extensa. Esse processo se inicia com a implementação da Doutrina da Situação Irregular, que, embora represente um avanço no contexto legal da época, ainda continha valores conservadores que não conseguiam romper com a lógica predominante. Somente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que fundamenta os princípios da Doutrina da Proteção Integral, é que se torna viável perceber a proteção dos direitos de crianças e adolescentes como uma questão real na agenda política do país. A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente valida essa trajetória e estabelece bases sólidas para superar o legado conservador na infância e na juventude, institucionalizando a intersetorialidade e a transversalidade como fundamentos para sua implementação. Diante dessas reflexões, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade investigar o papel do Serviço Social na inclusão de crianças com transtorno do espectro do autismo no Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), buscando compreender o papel do assistente social na dinâmica do SCFV, especialmente em relação aos desafios enfrentados na garantia dos direitos das crianças e adolescentes assistidos. Para elaboração desse trabalho, foi utilizada de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista de campo. Os principais resultados alcançados evidenciam a relevância do SCFV para o fortalecimento das conexões familiares e comunitárias, além de assegurar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Abstract: The recognition of children and adolescents as individuals with rights in Brazil has an extensive history. This process begins with the implementation of the Irregular Situation Doctrine, which, although it represented an advance in the legal context of the time, still contained conservative values that were unable to break with the prevailing logic. Only after the promulgation of the Federal Constitution of 1988, which underlies the principles of the Comprehensive Protection Doctrine, did it become viable to perceive the protection of the rights of children and adolescents as a real issue on the country's political agenda. The promulgation of the Child and Adolescent Statute validates this trajectory and establishes solid foundations to overcome the conservative legacy in childhood and youth, institutionalizing intersectorality and transversality as foundations for its implementation. In view of these reflections, this Course Completion Work (TCC) aims to investigate the role of Social Work in the inclusion of children with autism spectrum disorder in the Strengthening of Bonds Service (SCFV), seeking to understand the role of the social worker in the dynamics of the SCFV, especially in relation to the challenges faced in guaranteeing the rights of the children and adolescents assisted. For the elaboration of this work, bibliographic and documentary research was used, as well as field interviews. The main results achieved highlight the relevance of the SCFV for strengthening family and community connections, in addition to ensuring the protection of the rights of children and adolescents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2024.
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