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Título: Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Luanna Ferreira da
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Servidores públicos
Satisfação no trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 12-Nov-2012
Data de publicação: 5-Dez-2012
Referência: SILVA, Luanna Ferreira da. Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília. 2012. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este estudo pretende verificar as percepções construídas dos servidores técnico-administrativos sobre suas satisfações/insatisfações em trabalhar na Universidade de Brasília. O objetivo geral é identificar a atribuição de significado para as dimensões de satisfação no trabalho propostas por Siqueira (2008) – satisfação com salário, com colegas, com chefia, com natureza do trabalho, com as promoções – relacionando as percepções dos servidores à luz do interacionismo simbólico, uma perspectiva teórica que possibilita a compreensão do modo como os indivíduos interpretam os objetos e as outras pessoas com as quais interagem e como tal processo de interpretação conduz o comportamento individual em situações específicas. No estudo, são apresentados conceitos e opiniões de vários autores sobre gestão de pessoas, satisfação no trabalho e interacionismo simbólico, por entender serem assuntos ligados ao que se pretende pesquisar. A pesquisa é qualitativa e a abordagem utilizada para análise dos dados é o interacionismo simbólico. Participaram de entrevistas semiestruturadas seis servidores técnico-administrativos, respondendo a questões relativas a suas satisfações/insatisfações das dimensões de satisfação propostas por Siqueira (2008). Verificou-se na análise do discurso diversas e diferentes percepções e significados para as dimensões de satisfação, construídas pelos servidores de acordo com suas experiências e relações. Ao mesmo tempo, entende-se que a Universidade de Brasília deve investir com políticas de gestão de pessoas para amenizar insatisfações geradas de seus servidores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study intends to investigate the perceptions of the built technical administrative staff about their satisfaction/dissatisfaction in work at the University of Brasilia. The overall goal is to identify the assignment of meaning to the dimensions of job satisfaction offered by Siqueira (2008) - satisfaction with salary, with colleagues, with leadership, with the nature of work, with promotions - relating perceptions of the servers in the light of symbolic interactionism, a theoretical perspective that furthers our understanding of how individuals interpret objects and other people with whom they interact and how this process of interpretation leads individual behavior in specific situations. In the study, concepts are presented and opinions of various authors about people management, job satisfaction and symbolic interactionism, for understanding issues related to being what want to search. The research is qualitative and the approach used for data analysis is symbolic interactionism. Six technical administrative staff participated in semistructured interviews, answering questions related to their satisfaction/dissatisfaction of the dimensions of satisfaction proposed by Siqueira (2008). It was found in discourse analysis and several different meanings and perceptions to the dimensions of satisfaction, built by the servers according to their experiences and relationships. At the same time, it is understood that the University of Brasilia should invest in people management policies to mitigate dissatisfaction generated from their servers.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



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