Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BiancaGuimaraesFilgueiras_tcc.pdf5,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento de fragmentos virais no esgoto : produção de um texto de divulgação científica para o ensino superior
Autor(es): Filgueiras, Bianca Guimarães
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Sodré, Fernando Fabriz
Assunto: Divulgação científica
Química - estudo e ensino
Esgoto - epidemiologia
Data de apresentação: 25-Abr-2023
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: FILGUEIRAS, Bianca Guimarães. Monitoramento de fragmentos virais no esgoto: produção de um texto de divulgação científica para o ensino superior. 2022. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com a pandemia da Covid-19, foi observado um crescimento alarmante da propagação de fake news. Essas notícias falaciosas dificultam o enfrentamento da doença causada pelo SARS-CoV2, seja por aumentar o pânico, influenciar comportamentos prejudiciais ou invalidar o desenvolvimento científico no processo de imunização da população. Para combater essa desinformação, é preciso investir em educação de qualidade, objetivando a formação dos estudantes para a cidadania, desenvolvendo seu pensamento crítico e criatividade. Uma das ferramentas que contribuem para esse processo é a Divulgação Científica, que tem como um dos objetivos principais, a democratização dos conhecimentos científicos, aproximando-os do público não especializado. Assim, este trabalho teve por objetivo elaborar um Texto de Divulgação Científica com base no projeto “Epidemiologia do esgoto como estratégia para monitoramento comunitário, mapeamento de focos emergentes e elaboração de sistemas de alerta rápido para Covid-19”, desenvolvido na Universidade de Brasília e que, assim como a maioria dos projetos, se mantém restrito ao meio acadêmico. Juntamente a isso, analisamos as características e funções de um TDC, tão bem quanto suas potencialidades para o ensino de ciências, sobretudo, na formação inicial de professores de Química. Dessa forma, o TDC, elaborado neste trabalho, segue as características adequadas com vistas a tornar o conhecimento científico acessível ao público não especializado. Somado a isso, consideramos que nosso TDC concretiza uma aproximação entre as áreas de Química e de Educação Química, podendo ser utilizado em aulas para formação de professores e/ou Químicos mais capacitados e aptos a trabalharem em prol do desenvolvimento do senso crítico de seus estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.