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Título: Plataformas virtuais de ensino : uma da acessibilidade linguística e tecnológica para pessoas surdas e surdocegas na Universidade de Brasília no período pós-pandemia
Autor(es): Cruz, Nathanael Rocha
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Acessibilidade digital
Plataformas digitais
Lingua Brasileira de Sinais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: CRUZ, Nathanael Rocha. Plataformas virtuais de ensino: uma da acessibilidade linguística e tecnológica para pessoas surdas e surdocegas na Universidade de Brasília no período pós-pandemia. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A tecnologia e a acessibilidade são fundamentais para pesquisas de plataformas digitais para pessoas surdas e surdocegas, principalmente as que utilizam a Libras para comunicação, cuja qual possui modalidade visuoespacial, tornando-se necessária a utilização de plataformas de videoconferências no ambiente educacional. A pandemia influenciou fortemente a tomar o uso de tecnologia para interagir no ensino remoto obrigatório, e esse tema surgiu através da necessidade de comunicação de pessoas surdas e surdocegas no contexto educacional. Esta pesquisa analisa a função de acessibilidade de janela das plataformas e estuda os sistemas e perspectivas de engenharia de software a respeito de funcionalidades existentes nas configurações de aplicativos. Para isso, é necessário investigar as leis vigentes de tradutores e intérpretes de línguas de sinais, leis de acessibilidade e a Lei de Libras para as plataformas digitais. Esse projeto colabora com pesquisas de engenharia de software, interagindo com engenheiros e desenvolvedores no aprofundamento do tema.
Abstract: Technology and accessibility are fundamental for the digital platform research and for deaf and deafblind people, mainly those use Brazilian Sign Language (Libras), in its visuospatial mode in the videoconferences platforms in the educational environment. The pandemic strongly influenced the use of the technology to interact in remote education, and this theme emerged through deaf and deafblind people in the educational context. The research analyzes the accessibility’s window function of the platforms and studies the systems and software engineering prospects regarding functionalities in application settings. Therefore, it is necessary to investigate the interpreter laws, accessibility laws and the Libras law for digital platforms. This project cooperates with software engineer research, interacting with engineers and developers deepening the theme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
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