Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LuanaGoncalvesSilveira_tcc.pdf282,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cartas para o amanhã : um podcast às futuras alunas negras e indígenas da Universidade de Brasília - Lélia Gonzalez, Conquista, Permanência e Além-Tempo
Autor(es): Silveira, Luana Gonçalves
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Podcast
Feminismo negro
Estudantes negros
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 6-Out-2025
Referência: SILVEIRA, Luana Gonçalves. Cartas para o amanhã: um podcast às futuras alunas negras e indígenas da Universidade de Brasília - Lélia Gonzalez, Conquista, Permanência e Além-Tempo. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O podcast, desenvolvido como produto final de conclusão do curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, apresenta o projeto de extensão “Cartas para o amanhã - Inspirações em Lélia Gonzalez”, coordenado pela professora Dione Oliveira Moura. Baseado nos ensinamentos de Lélia, o projeto fomenta uma rede de apoio, acolhimento e troca de experiências para estudantes negras e indígenas na Universidade de Brasília, com o objetivo de participar ativamente na construção de um futuro em que essas mulheres ocupem cada vez mais o cenário acadêmico. O "Cartas" incentiva e promove a escrita de cartas para as futuras estudantes negras e indígenas da universidade, tais escritas compartilham experiências, incentivos, sonhos e evidenciam a ancestralidade presente na vida das escritoras e escritores. Nesse sentido, o podcast visa ser um dos braços do projeto, apresentando-o e realizando entrevistas com remetentes que contam suas experiências na universidade, sobre gênero e raça, a importância da presença de mulheres negras e indígenas no mundo acadêmico, práticas antirracistas e mais. O podcast “Cartas para o amanhã: Lélia Gonzalez, conquista, permanência e além tempo”, utiliza como meio de comunicação a escrita e fala de pessoas que almejam um futuro que abra caminhos às mulheres negras e indígenas na Universidade. Esse produto foi desenvolvido utilizando a história oral presente nos depoimentos das(os) entrevistadas(os), por meio da pesquisa social para obter conhecimentos acerca da realidade social (Gil, 2008).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Jornalismo, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.