Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Lucas Oliveira Gomes | - |
dc.contributor.author | Silva, Emely Samara Alves Leal | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emely Samara Alves Leal. Tamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília: uma abordagem de eficiência econômica na região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF). 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a eficiência econômica na Região Integrada de Desenvolvimento
do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), com foco na relação entre o tamanho populacional
dos municípios, a distância dos municípios até Brasília e os impactos nos gastos públicos. Para
isso, utilizou-se uma abordagem quantitativa com dados socioeconômicos de 33 municípios da
RIDE-DF, excluindo o Distrito Federal, e aplicação de modelos econométricos para determinar
o tamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília. Os resultados apontam que a
configuração atual da RIDE-DF pode não ser eficiente, uma vez que municípios mais próximos
à capital apresentam melhor desempenho econômico. O estudo conclui que a distância ideal
para maximizar a eficiência dos recursos públicos é de aproximadamente 67,4 km, enquanto o
tamanho populacional ótimo dos municípios seria de 125.281 habitantes. Além disso, verificou se que municípios abaixo desse limite populacional e com longas distâncias de Brasília
apresentam maior dependência de transferências governamentais e menores índices de
desenvolvimento humano e educacional. Os achados deste estudo contribuem para o debate
sobre descentralização fiscal e podem subsidiar políticas públicas voltadas para a reorganização
administrativa e a melhoria da eficiência na gestão de municípios da RIDE-DF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Federalismo fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças municipais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gasto público | pt_BR |
dc.title | Tamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília : uma abordagem de eficiência econômica na região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T13:47:12Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T13:47:12Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41834 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study analyzes economic efficiency in the Integrated Development Region of the
Federal District and Surroundings (RIDE-DF), focusing on the relationship between municipal
population size, distance from Brasília, and public expenditure impacts. A quantitative
approach was used, employing socioeconomic data from 33 RIDE-DF municipalities,
excluding the Federal District, and applying econometric models to determine the optimal
municipal size and ideal distance from Brasília. The results indicate that the current RIDE-DF
configuration may not be efficient, as municipalities closer to the capital exhibit better
economic performance and lower administrative costs. The study concludes that the ideal
distance to maximize public resource efficiency is approximately 67.4 km, while the optimal
municipal population size is 125,281 inhabitants. Furthermore, municipalities below this
population threshold or farther from Brasília show greater dependence on government transfers
and lower human and educational development indices. The findings contribute to the debate
on fiscal decentralization and can support public policies aimed at administrative reorganization
and improving efficiency in the management of RIDE-DF municipalities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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