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dc.contributor.advisorFerreira, Lucas Oliveira Gomes-
dc.contributor.authorSilva, Emely Samara Alves Leal-
dc.identifier.citationSILVA, Emely Samara Alves Leal. Tamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília: uma abordagem de eficiência econômica na região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF). 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a eficiência econômica na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), com foco na relação entre o tamanho populacional dos municípios, a distância dos municípios até Brasília e os impactos nos gastos públicos. Para isso, utilizou-se uma abordagem quantitativa com dados socioeconômicos de 33 municípios da RIDE-DF, excluindo o Distrito Federal, e aplicação de modelos econométricos para determinar o tamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília. Os resultados apontam que a configuração atual da RIDE-DF pode não ser eficiente, uma vez que municípios mais próximos à capital apresentam melhor desempenho econômico. O estudo conclui que a distância ideal para maximizar a eficiência dos recursos públicos é de aproximadamente 67,4 km, enquanto o tamanho populacional ótimo dos municípios seria de 125.281 habitantes. Além disso, verificou se que municípios abaixo desse limite populacional e com longas distâncias de Brasília apresentam maior dependência de transferências governamentais e menores índices de desenvolvimento humano e educacional. Os achados deste estudo contribuem para o debate sobre descentralização fiscal e podem subsidiar políticas públicas voltadas para a reorganização administrativa e a melhoria da eficiência na gestão de municípios da RIDE-DF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFederalismo fiscalpt_BR
dc.subject.keywordFinanças municipaispt_BR
dc.subject.keywordRegião Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF)pt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.titleTamanho ótimo municipal e a distância ideal de Brasília : uma abordagem de eficiência econômica na região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE-DF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-02T13:47:12Z-
dc.date.available2025-10-02T13:47:12Z-
dc.date.submitted2025-02-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41834-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study analyzes economic efficiency in the Integrated Development Region of the Federal District and Surroundings (RIDE-DF), focusing on the relationship between municipal population size, distance from Brasília, and public expenditure impacts. A quantitative approach was used, employing socioeconomic data from 33 RIDE-DF municipalities, excluding the Federal District, and applying econometric models to determine the optimal municipal size and ideal distance from Brasília. The results indicate that the current RIDE-DF configuration may not be efficient, as municipalities closer to the capital exhibit better economic performance and lower administrative costs. The study concludes that the ideal distance to maximize public resource efficiency is approximately 67.4 km, while the optimal municipal population size is 125,281 inhabitants. Furthermore, municipalities below this population threshold or farther from Brasília show greater dependence on government transfers and lower human and educational development indices. The findings contribute to the debate on fiscal decentralization and can support public policies aimed at administrative reorganization and improving efficiency in the management of RIDE-DF municipalities.pt_BR
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