Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EduardaVieiraDosSantos_tcc.pdf557,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle gerencial em empresas familiares de médio porte : um estudo de caso.
Autor(es): Santos, Eduarda Vieira dos
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Empresas familiares
Administração de empresas
Data de apresentação: 7-Fev-2025
Data de publicação: 2-Out-2025
Referência: SANTOS, Eduarda Vieira dos. Controle gerencial em empresas familiares de médio porte: um estudo de caso. 2025. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o sistema de controle gerencial de uma empresa familiar que apresenta características tanto de pequeno quanto de médio porte, dependendo do critério utilizado para sua classificação, mas nesse estudo iremos utilizar seu faturamento para o enquadramento. A pesquisa foi desenvolvida sob a forma de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, analisando uma organização do setor de fertilizantes organominerais. O estudo explora as práticas de controle gerencial adotadas, considerando a influência das características familiares na gestão, os desafios enfrentados na estruturação dos controles gerenciais e as oportunidades de melhoria nos processos. Foram identificadas questões estruturais e operacionais que afetam a confiabilidade e a efetividade dos controles gerenciais, destacando-se: a importância da integração entre os setores para a padronização das informações, a resistência à implementação de novos processos, a falta de indicadores de desempenho no setor de Recursos Humanos e a ausência de um plano de carreira estruturado para além da área comercial. Além disso, verificou-se que a complexidade do plano de contas e do centro de custos dificulta a correta alocação das despesas e a análise financeira, impactando a gestão contábil e a tomada de decisão estratégica. Diante desse cenário, a empresa reconhece a importância do controle gerencial e tem buscado aprimorar sua governança e gestão por meio de soluções tecnológicas, como a implementação de Business Intelligence (BI), visando otimizar a análise e a integração de informações. O estudo conclui que a profissionalização dos processos gerenciais, a padronização de controles internos e o fortalecimento da governança são fundamentais para a consolidação do controle gerencial em empresas familiares, promovendo maior transparência, eficiência e competitividade no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.