Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Eduardo Tadeu | - |
dc.contributor.author | Araújo, Beatriz Lopes | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Beatriz Lopes. A percepção dos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília na capacidade de gestão financeira pessoal: um estudo de caso. 2025. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo foi examinar a percepção sobre noções de administração
financeira dos alunos dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e
Ciências Econômicas da Universidade de Brasília. Para tal, conduziu-se um estudo quantitativo,
através da aplicação de um questionário, este foi aplicado presencialmente nas salas de aula e
divulgadas nas redes sociais. O questionário tratou de assuntos como organização financeira,
endividamento, poupança, investimentos e fontes de informação financeira. Os achados
indicaram que a maior parte dos alunos exibe um grau de segurança financeira, destacando-se
o uso consciente de cartões de crédito e uma inclinação para o planejamento financeiro.
Também se notou que a maioria dos estudantes procura educação financeira de maneira
autônoma, principalmente através da internet. Embora haja semelhanças entre os cursos, foram
observadas diferenças no comportamento financeiro entre eles: os estudantes de Ciências
Contábeis se sobressaíram pela maior organização financeira e uso de instrumentos específicos
como planilhas, enquanto os estudantes de Administração e Ciências Econômicas,
principalmente em estágios, optaram por uma estratégia mais conservadora. O estudo também
mostrou um grau de interesse em incorporar a educação financeira nos programas acadêmicos.
Em suma, os estudantes da UnB mostram uma relação positiva com suas finanças pessoais e
um interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, ressaltando a importância de
formalizar a educação financeira para fomentar uma administração financeira mais eficaz e
consciente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.title | A percepção dos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração da Universidade de Brasília na capacidade de gestão financeira pessoal : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T14:19:08Z | - |
dc.date.available | 2025-09-29T14:19:08Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41820 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study was to examine the perception of financial management
concepts among undergraduate students in Business Administration, Accounting, and
Economics at the University of Brasília. To achieve this, a quantitative study was conducted
through the application of a questionnaire, which was administered in person in classrooms and
shared on social media. The questionnaire covered topics such as financial organization, debt,
savings, investments, and sources of financial information. The findings indicated that most
students exhibit a degree of financial security, highlighting the conscious use of credit cards
and an inclination toward financial planning. It was also noted that the majority of students seek
financial education autonomously, primarily through the internet. Although there are
similarities among the courses, differences in financial behavior were observed: Accounting
students stood out for their higher financial organization and use of specific tools such as
spreadsheets, while Business Administration and Economics students, especially those in
internships, opted for a more conservative strategy. The study also revealed an interest in
incorporating financial education into academic programs. In summary, students at UnB
demonstrate a positive relationship with their personal finances and an interest in deepening
their knowledge on the subject, emphasizing the importance of formalizing financial education
to promote more effective and conscious financial management. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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