Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41819
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BeatrizDeAraujoRodrigues_tcc.pdf334,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre jornada de trabalho e qualidade de vida : uma análise no setor de auditoria
Autor(es): Rodrigues, Beatriz de Araújo
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Jornada de trabalho
Auditores
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 2-Fev-2025
Data de publicação: 29-Set-2025
Referência: RODRIGUES, Beatriz de Araújo. Relação entre jornada de trabalho e qualidade de vida: uma análise no setor de auditoria. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos das jornadas de trabalho nas firmas de auditoria e suas repercussões na qualidade de vida dos profissionais. A partir de uma abordagem teórica e empírica, o estudo explora a evolução das jornadas laborais, os conceitos de qualidade de vida e o cenário vivenciado por auditores em um ambiente caracterizado por alta pressão e sobrecarga de trabalho. A pesquisa identificou que a jornada de trabalho representa um dos principais fatores responsáveis pelo comprometimento da saúde física e mental dos profissionais, além de prejudicar suas relações pessoais e reduzir a produtividade no longo prazo. Os resultados destacam a necessidade de mudanças estruturais no setor, com a implementação de políticas que incentivem a promoção da qualidade de vida nas firmas de auditoria. Este estudo contribui para o debate sobre o equilíbrio entre as demandas organizacionais e o bem-estar dos trabalhadores, oferecendo subsídios para gestores, acadêmicos e formuladores de políticas repensarem práticas que possam resultar em um ambiente de trabalho mais saudável.
Abstract: This study aimed to analyze the impacts of working hours in auditing firms and their repercussions on the quality of life of professionals. Using a theoretical and empirical approach, the study explores the evolution of working hours, the concepts of quality of life, and the environment experienced by auditors in a setting characterized by high pressure and workload. The research identified that working hours represent one of the main factors responsible for the compromise of professionals' physical and mental health, as well as negatively impacting their personal relationships and reducing long-term productivity. The results highlight the need for structural changes in the sector, including the implementation of policies that promote the quality of life in auditing firms. This study contributes to the debate on the balance between organizational demands and workers' well-being, providing support for managers, academics, and policymakers to rethink practices that could result in a healthier work environmen
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.