Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lustosa, Paulo Roberto Barbosa | - |
dc.contributor.author | Abreu, Arthur Samuel da Silva | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Arthur Samuel da Silva. Custo social da emissão de carbono nos veículos automotores do brasil. 2025. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Contexto
O setor de transportes no Brasil é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de
efeito estufa, impactando significativamente o meio ambiente e a economia.
Objetivo
Este estudo investiga o custo social da emissão de carbono pelos veículos automotores no
Brasil, analisando a frota nacional e aplicando metodologias para quantificar as emissões de
CO2 e seu custo de remoção.
Metodologia
Este estudo utiliza dados do Ministério dos Transportes para analisar a frota nacional e sua
intensidade de uso. As emissões de CO₂ foram calculadas com base no fator de emissão dos
combustíveis e na quilometragem média anual dos veículos. O custo social da remoção do
carbono foi estimado com base na precificação do carbono adotada em estudos internacionais.
Resultados
Os resultados indicam que, em 2024, o custo social da remoção do carbono emitido pelos
veículos atingiu 18 bilhões de dólares anuais. Caminhões e ônibus, apesar de representarem
uma pequena parcela da frota, são responsáveis por 44% desse custo devido ao alto consumo
de diesel e quilometragem alta.
Conclusões
Essa pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas para diminuir esses impactos,
incluindo a eletrificação da frota, a criação de um mercado regulado de carbono e a taxação
progressiva de combustíveis fósseis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado de carbono | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gás carbônico (CO2) | pt_BR |
dc.title | Custo social da emissão de carbono nos veículos automotores do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T13:50:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-29T13:50:09Z | - |
dc.date.submitted | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41818 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Context
The transportation sector in Brazil is one of the main contributors to greenhouse gas
emissions, significantly impacting the environment and the economy.
Objective
This study investigates the social cost of carbon emissions from motor vehicles in Brazil,
analyzing the national fleet and applying methodologies to quantify CO₂ emissions and their
removal costs.
Methodology
This study uses data from the Ministry of Transport to analyze the national fleet and its usage
intensity. CO₂ emissions were calculated based on fuel emission factors and the average
annual mileage of vehicles. The social cost of carbon removal was estimated using carbon
pricing adopted in international studies.
Results
The results indicate that, in 2024, the social cost of removing carbon emitted by vehicles
reached 18 billion dollars annually. Trucks and buses, despite representing a small portion of
the fleet, account for 44% of this cost due to high diesel consumption and mileage.
Conclusions
This research reinforces the need for public policies to mitigate these impacts, including fleet
electrification, the creation of a regulated carbon market, and progressive taxation of fossil
fuels. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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