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dc.contributor.advisorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
dc.contributor.authorAbreu, Arthur Samuel da Silva-
dc.identifier.citationABREU, Arthur Samuel da Silva. Custo social da emissão de carbono nos veículos automotores do brasil. 2025. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.pt_BR
dc.description.abstractContexto O setor de transportes no Brasil é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa, impactando significativamente o meio ambiente e a economia. Objetivo Este estudo investiga o custo social da emissão de carbono pelos veículos automotores no Brasil, analisando a frota nacional e aplicando metodologias para quantificar as emissões de CO2 e seu custo de remoção. Metodologia Este estudo utiliza dados do Ministério dos Transportes para analisar a frota nacional e sua intensidade de uso. As emissões de CO₂ foram calculadas com base no fator de emissão dos combustíveis e na quilometragem média anual dos veículos. O custo social da remoção do carbono foi estimado com base na precificação do carbono adotada em estudos internacionais. Resultados Os resultados indicam que, em 2024, o custo social da remoção do carbono emitido pelos veículos atingiu 18 bilhões de dólares anuais. Caminhões e ônibus, apesar de representarem uma pequena parcela da frota, são responsáveis por 44% desse custo devido ao alto consumo de diesel e quilometragem alta. Conclusões Essa pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas para diminuir esses impactos, incluindo a eletrificação da frota, a criação de um mercado regulado de carbono e a taxação progressiva de combustíveis fósseis.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransportept_BR
dc.subject.keywordMercado de carbonopt_BR
dc.subject.keywordGás carbônico (CO2)pt_BR
dc.titleCusto social da emissão de carbono nos veículos automotores do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-29T13:50:09Z-
dc.date.available2025-09-29T13:50:09Z-
dc.date.submitted2025-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41818-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Context The transportation sector in Brazil is one of the main contributors to greenhouse gas emissions, significantly impacting the environment and the economy. Objective This study investigates the social cost of carbon emissions from motor vehicles in Brazil, analyzing the national fleet and applying methodologies to quantify CO₂ emissions and their removal costs. Methodology This study uses data from the Ministry of Transport to analyze the national fleet and its usage intensity. CO₂ emissions were calculated based on fuel emission factors and the average annual mileage of vehicles. The social cost of carbon removal was estimated using carbon pricing adopted in international studies. Results The results indicate that, in 2024, the social cost of removing carbon emitted by vehicles reached 18 billion dollars annually. Trucks and buses, despite representing a small portion of the fleet, account for 44% of this cost due to high diesel consumption and mileage. Conclusions This research reinforces the need for public policies to mitigate these impacts, including fleet electrification, the creation of a regulated carbon market, and progressive taxation of fossil fuels.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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