Título: | A incorporação de tecnologia na formação de novos profissionais contábeis : um estudo exploratório em universidades públicas brasileiras |
Autor(es): | Valentim, Leonardo de Queiroz |
Orientador(es): | Costa, Abimael de Jesus Barros |
Assunto: | Diretrizes curriculares Ciências Contábeis - ensino superior Universidades |
Data de apresentação: | 11-Dez-2024 |
Data de publicação: | 26-Set-2025 |
Referência: | VALETIM, Leonardo de Queiroz. A incorporação de tecnologia na formação de novos
profissionais contábeis: um estudo exploratório em universidades públicas brasileiras. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Resolução CNE/CES nº 1/2024 reformulou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso
de Ciências Contábeis, enfatizando a integração de tecnologias digitais na formação
profissional. Este estudo investiga como os currículos das universidades públicas brasileiras
estão se adaptando a essas demandas. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa,
foram analisadas as matrizes curriculares de 77 instituições de ensino superior públicas. Os
resultados revelam que apenas 27 universidades oferecem disciplinas com foco em tecnologia.
A maior parte dessas disciplinas limitam-se a abordar noções básicas de ferramentas
computacionais, sem aprofundamento em temas como big data, ciência de dados, inteligência
artificial e automação de processos contábeis. Diante dessa lacuna, o estudo propõe a criação
da disciplina "Introdução à Ciência de Dados Aplicada à Contabilidade", alinhada às exigências
da nova regulamentação. Conclui-se que há urgência na modernização dos currículos e na
capacitação docente para preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais
digitalizado. |
Abstract: | The CNE/CES Resolution No. 1/2024 has reshaped the National Curriculum Guidelines for the
Accounting Sciences course, emphasizing the integration of digital technologies into
professional training. This study investigates how the curricula of Brazilian public universities
are adapting to these demands. Through an exploratory and qualitative approach, the curricular
matrices of 77 public higher education institutions were analyzed. The results reveal that only
27 universities offer courses focused on technology. Most of these courses are limited to basic
notions of computational tools, without delving into topics such as big data, data science,
artificial intelligence, and automation of accounting processes. Given this gap, the study
proposes the creation of a course titled "Introduction to Data Science Applied to Accounting,"
aligned with the requirements of the new regulation. It is concluded that there is an urgent need
for curriculum modernization and faculty training to prepare students for an increasingly
digitalized labor market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.