Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeonardoDeQueirozValentim_tcc.pdf502,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A incorporação de tecnologia na formação de novos profissionais contábeis : um estudo exploratório em universidades públicas brasileiras
Autor(es): Valentim, Leonardo de Queiroz
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Diretrizes curriculares
Ciências Contábeis - ensino superior
Universidades
Data de apresentação: 11-Dez-2024
Data de publicação: 26-Set-2025
Referência: VALETIM, Leonardo de Queiroz. A incorporação de tecnologia na formação de novos profissionais contábeis: um estudo exploratório em universidades públicas brasileiras. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Resolução CNE/CES nº 1/2024 reformulou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Contábeis, enfatizando a integração de tecnologias digitais na formação profissional. Este estudo investiga como os currículos das universidades públicas brasileiras estão se adaptando a essas demandas. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa, foram analisadas as matrizes curriculares de 77 instituições de ensino superior públicas. Os resultados revelam que apenas 27 universidades oferecem disciplinas com foco em tecnologia. A maior parte dessas disciplinas limitam-se a abordar noções básicas de ferramentas computacionais, sem aprofundamento em temas como big data, ciência de dados, inteligência artificial e automação de processos contábeis. Diante dessa lacuna, o estudo propõe a criação da disciplina "Introdução à Ciência de Dados Aplicada à Contabilidade", alinhada às exigências da nova regulamentação. Conclui-se que há urgência na modernização dos currículos e na capacitação docente para preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.
Abstract: The CNE/CES Resolution No. 1/2024 has reshaped the National Curriculum Guidelines for the Accounting Sciences course, emphasizing the integration of digital technologies into professional training. This study investigates how the curricula of Brazilian public universities are adapting to these demands. Through an exploratory and qualitative approach, the curricular matrices of 77 public higher education institutions were analyzed. The results reveal that only 27 universities offer courses focused on technology. Most of these courses are limited to basic notions of computational tools, without delving into topics such as big data, data science, artificial intelligence, and automation of accounting processes. Given this gap, the study proposes the creation of a course titled "Introduction to Data Science Applied to Accounting," aligned with the requirements of the new regulation. It is concluded that there is an urgent need for curriculum modernization and faculty training to prepare students for an increasingly digitalized labor market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.