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Título: Educação financeira na infância : o uso da aprendizagem ativa no processo de alfabetização financeira
Autor(es): Souza, Laura Nunes de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 13-Fev-2025
Data de publicação: 26-Set-2025
Referência: SOUZA, Laura Nunes de. Educação financeira na infância: o uso da aprendizagem ativa no processo de alfabetização financeira. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho aborda a educação financeira na infância com ênfase na utilização da aprendizagem ativa como estratégia para a alfabetização financeira. O objetivo geral consiste em analisar a percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em relação ao conhecimento em educação financeira em um contexto de aprendizagem ativa. Já para o objetivo específico procura-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores em relação ao ensino da educação financeira e ao uso de ferramentas digitais e analisar as melhores práticas e recursos digitais que podem ser recomendados para a implementação eficaz de programas de educação financeira no ensino fundamental. A pesquisa, aplicada no projeto "Pequenos Economistas" da Escola Classe 11 de Sobradinho, analisa como alunos do 5º ano compreendem e aplicam conceitos financeiros. A metodologia inclui observações, entrevistas com professoras e um teste aplicado às crianças. As questões do teste final foram divididas em três categorias: cálculos matemáticos e planejamento financeiro, conceitos e terminologias e, por fim, reflexão e prática de análise financeira. Os resultados mostraram uma taxa de acerto acima de 70% em todas as categorias. Apesar disso, avaliando de forma mais profunda, identificou-se dificuldades, especialmente em cálculos e em temas como rendimento. A aprendizagem ativa, por meio de jogos, simulações e storytelling, mostrou-se eficaz para engajar os alunos, promover autonomia e conectar teoria à prática. Contudo, limitações incluem falta de formação docente, poucos recursos e desigualdades de acesso digital. O estudo destaca a importância de integrar educação financeira ao currículo desde cedo, vinculando-a ao uso de tecnologias para preparar os alunos para um mundo econômico complexo. Além disso, mostra como a aprendizagem ativa influencia positivamente o ensino da educação financeira. Ao apontar dificuldades enfrentadas por alunos e professores, o estudo fornece subsídios para a melhoria das práticas pedagógicas e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficientes.
Abstract: This study addresses financial education in childhood, emphasizing the use of active learning as a strategy for financial literacy. The general objective is to analyze the perception of 5th-grade elementary school students regarding their knowledge of financial education in an active learning context. Specifically, the study seeks to identify the main difficulties faced by students and teachers in teaching financial education and using digital tools, as well as to analyze the best practices and digital resources that can be recommended for the effective implementation of financial education programs in elementary education. The research, conducted within the "Pequenos Economistas" project at Escola Classe 11 in Sobradinho, examines how 5th-grade students understand and apply financial concepts. The methodology includes observations, interviews with teachers, and a test administered to the children. The test questions were divided into three categories: Mathematical calculations and financial planning, Concepts and terminology, and Reflection and financial analysis practice. The results showed an accuracy rate above 70% in all categories. However, upon deeper evaluation, difficulties were identified, particularly in calculations and topics such as yield. Active learning, through games, simulations, and storytelling, proved effective in engaging students, promoting autonomy, and connecting theory to practice. Nevertheless, limitations include a lack of teacher training, scarce resources, and digital access inequalities. The study highlights the importance of integrating financial education into the curriculum from an early age, linking it to the use of technologies to prepare students for a complex economic world. Additionally, it demonstrates how active learning positively influences the teaching of financial education. By identifying the challenges faced by students and teachers, the study provides insights for improving pedagogical practices and developing more effective educational policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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