Título: | Educação financeira na infância : o uso da aprendizagem ativa no processo de alfabetização financeira |
Autor(es): | Souza, Laura Nunes de |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Educação financeira Finanças pessoais |
Data de apresentação: | 13-Fev-2025 |
Data de publicação: | 26-Set-2025 |
Referência: | SOUZA, Laura Nunes de. Educação financeira na infância: o uso da aprendizagem ativa
no processo de alfabetização financeira. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho aborda a educação financeira na infância com ênfase na utilização da
aprendizagem ativa como estratégia para a alfabetização financeira. O objetivo geral consiste
em analisar a percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em relação ao
conhecimento em educação financeira em um contexto de aprendizagem ativa. Já para o
objetivo específico procura-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e
professores em relação ao ensino da educação financeira e ao uso de ferramentas digitais e
analisar as melhores práticas e recursos digitais que podem ser recomendados para a
implementação eficaz de programas de educação financeira no ensino fundamental. A
pesquisa, aplicada no projeto "Pequenos Economistas" da Escola Classe 11 de Sobradinho,
analisa como alunos do 5º ano compreendem e aplicam conceitos financeiros. A metodologia
inclui observações, entrevistas com professoras e um teste aplicado às crianças. As questões
do teste final foram divididas em três categorias: cálculos matemáticos e planejamento
financeiro, conceitos e terminologias e, por fim, reflexão e prática de análise financeira. Os
resultados mostraram uma taxa de acerto acima de 70% em todas as categorias. Apesar disso,
avaliando de forma mais profunda, identificou-se dificuldades, especialmente em cálculos e
em temas como rendimento. A aprendizagem ativa, por meio de jogos, simulações e
storytelling, mostrou-se eficaz para engajar os alunos, promover autonomia e conectar teoria à
prática. Contudo, limitações incluem falta de formação docente, poucos recursos e
desigualdades de acesso digital. O estudo destaca a importância de integrar educação
financeira ao currículo desde cedo, vinculando-a ao uso de tecnologias para preparar os
alunos para um mundo econômico complexo. Além disso, mostra como a aprendizagem ativa
influencia positivamente o ensino da educação financeira. Ao apontar dificuldades
enfrentadas por alunos e professores, o estudo fornece subsídios para a melhoria das práticas
pedagógicas e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficientes. |
Abstract: | This study addresses financial education in childhood, emphasizing the use of active
learning as a strategy for financial literacy. The general objective is to analyze the perception
of 5th-grade elementary school students regarding their knowledge of financial education in
an active learning context. Specifically, the study seeks to identify the main difficulties faced
by students and teachers in teaching financial education and using digital tools, as well as to
analyze the best practices and digital resources that can be recommended for the effective
implementation of financial education programs in elementary education. The research,
conducted within the "Pequenos Economistas" project at Escola Classe 11 in Sobradinho,
examines how 5th-grade students understand and apply financial concepts. The methodology
includes observations, interviews with teachers, and a test administered to the children. The
test questions were divided into three categories: Mathematical calculations and financial
planning, Concepts and terminology, and Reflection and financial analysis practice. The
results showed an accuracy rate above 70% in all categories. However, upon deeper
evaluation, difficulties were identified, particularly in calculations and topics such as yield.
Active learning, through games, simulations, and storytelling, proved effective in engaging
students, promoting autonomy, and connecting theory to practice. Nevertheless, limitations
include a lack of teacher training, scarce resources, and digital access inequalities. The study
highlights the importance of integrating financial education into the curriculum from an early
age, linking it to the use of technologies to prepare students for a complex economic world.
Additionally, it demonstrates how active learning positively influences the teaching of
financial education. By identifying the challenges faced by students and teachers, the study
provides insights for improving pedagogical practices and developing more effective
educational policies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.