Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NatashaRodriguesPadilha.pdf4,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A vida de Matriarca Pavelhovna : a comicidade da identidade fixa na fronteira do baléléu ou uma arara
Autor(es): Padilha, Natasha Rodrigues
Orientador(es): Mott, Simone Silva Reis
Assunto: Teatro - produção e direção
Personagem - análise psicológica
Matriarca Pavelhovna - personagem - teatro
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 5-Dez-2012
Referência: PADILHA, Natasha Rodrigues. A vida de Matriarca Pavelhovna: a comicidade da identidade fixa na fronteira do baléléu ou uma arara. 2012. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Matriarca Pavelhovna vive um drama cômico em um circo. Elegante ao extremo, megalomaníaca, velha e caquética, essa personagem está sempre a beira do Baléléu (mundo dos mortos vivos, dos obsessivos e do ballet). Porém, apesar das circunstâncias, acredita ser a luz em meio ao blackout da vida decadente dessa estranha trupe circence. Diva do ballet e sobrecrente, vislumbra dançar a perfeição em meio a poeira de seus cabides e de sua arara de roupas.Essa monografia, consiste principalmente em uma análise da personagem Matriarca Pavelhovna da peça Não Alimente os Bichos, escrita e dirigida pelos alunos da diplomação do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, apresentada em dezembro de 2011 e orientada pelos Profs. Nitza Tenenblat e Marcus Mota. A análise se divide em três blocos teórico-conceituais e poéticos: primeiramente abordo as questões relacionadas a comicidade da personagem, examinando os fatores que levam o público ao riso; a seguir, utilizo de conceitos da psicologia e da psicanálise para analisar uma possível identidade fixa em Matriarca; na terceira parte, em forma de inventário, elenco metodologicamente os conceitos, técnicas e códigos pessoais presentes no processo de composição da personagem e da cena.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons