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Título: Administração estratégica e planejamento estratégico à gestão empresarial : um estudo de caso sobre nas empresas incubadas CDT/UnB
Autor(es): Marques, Michelle Alves
Orientador(es): Oliveira, Maria Neuza da Silva
Assunto: Incubadoras de empresas
Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Empresas - inovações tecnológicas
Data de apresentação: 14-Jul-2012
Data de publicação: 4-Dez-2012
Referência: MARQUES, Michelle Alves. Administração estratégica e planejamento estratégico à gestão empresarial: um estudo de caso sobre nas empresas incubadas CDT/UnB. 2012. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho confere depreender das práticas de estratégias gerenciais nas empresas incubadas nascentes, a importância da implantação do planejamento estratégico, desde este período inicial da empresa mediante a implantação de modelos de negócios. A pesquisa foi aplicada na incubadora de base tecnológica, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade de Brasília. Com o objetivo de analisar se as empresas em processo de incubação no CDT-UnB estão aplicando o planejamento estratégico e abordagens da administração estratégica em sua gestão empresarial. Dessa forma, o presente estudo de caso foi desenvolvido na forma descritiva, com vistas a garantir os resultados dos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas, e, de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas de onde se aportou os insumos para os resultados alcançados. Com base nos resultados obtidos a partir das entrevistas, foi possível evidenciar duas vertentes. A primeira de que as empresas incubadas aplicam o planejamento estratégico e suas abordagens estratégicas no gerenciamento cotidiano da empresa. A segunda de que há dificuldade em assimilar a teoria científica atrelada ao planejamento estratégico bem como no que concerne à aplicação do planejamento estratégico formalizado, ou seja, o plano estratégico. A recomendação desta pesquisa é que haja abordagens específicas por meio de palestras, ou mesmo, consultorias coletivas para a apresentação da teoria científica do planejamento estratégico, e, seus benefícios, no que tange aos melhores resultados obtidos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2012.
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