Título: | Mobilidade urbana: as dificuldades enfrentadas no transporte público por pessoas de baixa renda no Distrito Federal |
Autor(es): | Ribeiro, Júlio Sandro Abadia Vaz |
Orientador(es): | Trindade, Thiago Aparecido |
Assunto: | Mobilidade urbana Transporte público Segregação socioespacial Distrito Federal (DF) Distrito Federal (DF) - segregação socio-espacial Distrito Federal (DF) - transporte público |
Data de apresentação: | 29-Set-2024 |
Data de publicação: | 7-Ago-2025 |
Referência: | RIBEIRO, Júlio Sandro Abadia Vaz. Mobilidade urbana: as dificuldades enfrentadas no transporte público por pessoas de baixa renda no Distrito Federal. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho buscou compreender quais são as dificuldades que as pessoas moradoras de áreas
economicamente periféricas sofrem no deslocamento na capital utilizando o transporte público. Foi
utilizado a cidade de Planaltina como ponto fundamental desses estudos visto que ela é uma região
administrativa onde moram pessoas majoritariamente de classes mais baixas, mas o estudo utilizou
das informações de outras regiões buscando comparar a disponibilidade de modais disponíveis para
o deslocamento.
Esse comparativo se faz necessário para verificar se a Região principal deste estudo sofre com o
problema de disponibilidade de veículos para suprir a demanda que a cidade possui e se a dificuldade
de deslocamento das pessoas estaria baseada nesse ponto.
Os resultados apontaram que as dificuldades presente não apenas na região administrativa de
Planaltina, mas em cidades mais distantes do centro da capital estão atreladas à disponibilidade e
também em fatores mais complexos, como a superlotação das vias públicas com o uso do automóvel
individual e com a disposição espacial das cidades que fazem com que seja muito custoso para as
empresas prestadoras desse tipo de serviço. |
Abstract: | The present study aimed to understand the difficulties faced by residents of economically peripheral
areas in commuting within the capital using public transportation. The city of Planaltina was used as
a key focus of these studies, as it is an administrative region where most residents belong to lower income classes. However, the study also used information from other regions to compare the
availability of different modes of transportation for commuting.
This comparison is necessary to determine whether the main region of this study faces issues with the
availability of vehicles to meet the city's demand and if the residents' commuting difficulties are
rooted in this aspect.
The results indicated that the challenges present not only in the administrative region of Planaltina
but also in cities farther from the capital's center are linked to availability and also to more complex
factors, such as the overcrowding of public roads due to the use of individual cars and the spatial
distribution of the cities, which makes it very costly for companies providing this type of service. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Ciência Política - Graduação
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